Feira de Santana sedia encerramento do projeto “Raízes do Samba de Roda Rural” com roda aberta ao público

O projeto “Raízes do Samba de Roda Rural: Memória e Preservação com Mestre Bel da Bonita (In Memoriam) e o Curador do Museu do Imaginário” chega à etapa final com uma grande roda de samba aberta ao público, marcada para sexta-feira (31/10/2025), às 16h20, no Museu Casa do Sertão (UEFS), em Feira de Santana.

Oficinas e aprendizado coletivo

Entre os dias 14 e 30 de outubro, o projeto promoveu oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança, com certificação de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As atividades reuniram dezenas de participantes, que puderam aprender com os oficineiros Amandêra Novais, Daniel da Quixabeira e Flávia Maisuma Silva, profissionais ligados à pesquisa e prática das culturas populares e afro-brasileiras.

O projeto proporcionou troca intergeracional, resgate da memória e valorização do legado de Mestre Bel da Bonita, referência do samba de roda rural do sertão baiano.

Encerramento e participação do público

A culminância do projeto será uma grande roda de samba reunindo oficineiros, alunos, mestres convidados e o público em geral, com participação no Ajeum coletivo, promovendo a partilha de alimentos e reforçando o caráter comunitário da tradição.

O produtor musical Lerry, idealizador do projeto ao lado de Ramiro Barbosa e Diogo Sampaio, afirma que o evento representa continuidade e preservação da memória de Bel da Bonita, incentivando novos sambadores e sambadeiras a manter viva a prática do samba de roda.

Inspirado no disco “O Curador do Museu do Imaginário”, do grupo Africania, fundado por Bel da Bonita, o projeto também conecta o samba de roda a estéticas globais, como jazz e música eletrônica, ampliando o olhar sobre o gênero musical.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading