Hamas libera 20 reféns após mais de dois anos de guerra em Gaza e acordo de cessar-fogo avança

Na manhã desta segunda-feira (13/10/2025), o Hamas libertou 20 reféns israelenses mantidos na Faixa de Gaza desde o ataque de 7 de outubro de 2023, que resultou na captura de 251 pessoas. Os prisioneiros foram entregues em dois grupos ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e repassados às forças de segurança israelenses.

A primeira liberação ocorreu por volta das 11h locais e reuniu familiares e apoiadores na Praça dos Reféns, em Tel Aviv, que acompanharam o momento ao som da música Habayta (“em casa”, em hebraico). Segundo o Fórum das Famílias, associação de parentes de reféns, vídeos de chamadas de familiares mostraram a emoção de Matan Zangauker, Nimrod Cohen, e Ariel e David Cunio, que passaram 738 dias em cativeiro.

Plano de troca de prisioneiros e mediação internacional

A libertação dos reféns vivos faz parte do plano proposto pelo presidente Donald Trump, que prevê a troca por 250 prisioneiros palestinos e 1.700 detidos em Gaza desde 2023. Segundo autoridades israelenses, os corpos dos reféns mortos não foram entregues nesta segunda-feira, mas um organismo internacional auxiliará na localização.

O presidente americano visitou Israel e discursará na Knesset, enquanto o Hamas prepara a entrega de sete líderes palestinos detidos. A cúpula de Sharm el-Sheikh, no Egito, reunirá líderes de mais de 20 países, incluindo o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi, Trump e representantes da ONU, França, Reino Unido, Itália, Espanha e Turquia, com o objetivo de garantir o cessar-fogo e tratar da governança de Gaza.

Reações internacionais e ajuda humanitária

O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que o acordo possibilita paz para Israel, Gaza e a região, enquanto a União Europeia, representada por Ursula von der Leyen e Kaja Kallas, comprometeu-se a apoiar a reconstrução e a retomar a missão de monitoramento em Rafah.

Caminhões com alimentos e medicamentos começaram a entrar em Gaza, mas relatos indicam saqueamento de algumas cargas. Moradores como Mohammed Za’rab destacaram a necessidade de distribuição segura da ajuda humanitária. Milhares de palestinos deslocados retornaram às áreas destruídas, incluindo Khan Yunis e al-Rimal, onde grande parte das casas e prédios foram reduzidos a escombros.

Segurança e destruição de túneis do Hamas

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou que o Exército destruirá os túneis do Hamas usados pelo braço armado do movimento. A ação será realizada com supervisão internacional e integra o processo de desmilitarização do Hamas, previsto no plano de Trump.

O Hamas mantém o direito de resistir à ocupação, mas aceitou trégua de longo prazo, incluindo restrições ao uso de armas durante o cessar-fogo. A libertação dos reféns é condicionada à soltura dos prisioneiros palestinos em Israel, garantindo uma primeira etapa do acordo de paz.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading