Na noite de segunda-feira (24/11/2025), o empresário e pastor Roque Pedro de Brito Júnior recebeu a Comenda Maria Quitéria, concedida pela Câmara Municipal de Feira de Santana. A honraria, proposta pelo vereador Luiz da Feira (PP), reconhece a trajetória do homenageado no serviço público, no comércio local e na condução do Ministério Profético Resgatando Famílias.
Trajetória e início no serviço público
Ao apresentar a homenagem, o vereador destacou as múltiplas formações do novo comendador e sua atuação religiosa em diversos bairros do município. Segundo ele, Roque Júnior iniciou sua atuação pública aos 15 anos, quando trabalhou como alfabetizador de adultos. No ensino médio, exerceu a função de orador e defensor dos direitos estudantis, antes de ser aprovado em primeiro lugar em um concurso municipal.
O homenageado também integrou as Forças Armadas, alcançando a patente de 3º Sargento, além de atuar como perito em armamentos. Participou ainda da equipe de segurança durante a visita do Papa João Paulo II à Bahia, em julho de 1980, fato lembrado pelo vereador durante a cerimônia.
Atuação no Feiraguay e liderança comunitária
Em seu discurso, Luiz da Feira ressaltou a atuação de Roque Júnior no Feiraguay, onde chegou em 1995, iniciando as atividades comerciais com o irmão Jeremias, vendendo sombrinhas. Atualmente, ele é proprietário da empresa Júnior Import.
O empresário também integrou a diretoria da Associação dos Vendedores Ambulantes do Município de Feira de Santana (AVAMFS), onde exerceu funções como 1º secretário e presidiu a Junta Interventiva entre (11/05/2014) e (06/08/2014). Segundo o vereador, o homenageado implantou melhorias administrativas que contribuíram para o fortalecimento do centro comercial.
Declarações do homenageado e da Mesa
Em seu pronunciamento, Roque Júnior agradeceu a presença da família, amigos e moradores de Tiquaruçu, onde nasceu e foi criado. Ele afirmou que a palavra que resume o momento é “gratidão” e destacou o significado pessoal de receber a maior honraria concedida pela Câmara.
O presidente da Casa, Marcos Lima, também discursou, lembrando que conheceu o homenageado quando trabalhava como taxista no Feiraguay. Segundo ele, a relação de confiança estabelecida entre os dois ao longo dos anos demonstra o reconhecimento da comunidade ao trabalho do novo comendador.
A Mesa de Honra foi composta pelo vereador proponente, pelo presidente da Câmara, pela esposa do homenageado, Nilda Vilas Boas Brito, e pela mãe, Júlia Araújo de Brito. O Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L) foi representado pelo capitão Alenilson. Diversos pastores, familiares e amigos também acompanharam a sessão.
Participação comunitária e reconhecimento institucional
Além da atuação no comércio e no segmento religioso, Roque Júnior contribui com ações sociais em comunidades de Feira de Santana. Segundo os parlamentares presentes, sua participação em entidades e projetos colaborativos reforça a importância do reconhecimento concedido pela Câmara Municipal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




