Salvador sedia encontro nacional sobre gestão compartilhada e celebra 20 anos da Lei dos Consórcios Públicos

Salvador recebe, nesta terça (18/11/2025) e quarta-feira (19), o encontro “20 anos da Lei dos Consórcios Públicos: do Marco à Transformação”, que celebra duas décadas do marco regulatório e reúne gestores municipais e estaduais, autoridades federais, representantes de consórcios intermunicipais, órgãos de controle e instituições de pesquisa. O evento, sediado na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), no Centro Administrativo da Bahia, discute avanços, desafios e diretrizes para o novo ciclo da cooperação federativa no país.

A Bahia como referência na política de consórcios

A trajetória baiana em consórcios públicos foi destacada logo na abertura. Representando o Governo do Estado, Cícero Monteiro enfatizou que a Bahia tornou-se referência nacional ao implantar, pioneiramente, os consórcios interfederativos de saúde responsáveis pela gestão das policlínicas regionais.

Segundo ele, esse modelo reforça a articulação entre municípios e integrações mais estreitas com União e Estado. Monteiro também citou iniciativas emergentes nas áreas de meio ambiente, manutenção de estradas e agricultura familiar, ampliando a governança regional e qualificando os serviços públicos.

No campo da saúde, o presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde de Ilhéus, Edson Arantes, reforçou o impacto social da legislação. Para ele, a Lei dos Consórcios Públicos consolidou uma política pública capaz de democratizar o acesso aos serviços.

O consórcio atende milhares de pessoas com tecnologias que antes estavam restritas ao setor privado. É uma transformação concreta na vida da população”, afirmou.

Debates técnicos, políticas públicas e novos modelos de gestão

Durante os dois dias, a programação reúne painéis, apresentações de experiências, debates especializados e mesas com autoridades de várias regiões do Brasil. Os temas vão desde gestão de resíduos sólidos, inovações em administração pública, modelos de governança para consórcios e integração federativa, até a apresentação de iniciativas bem-sucedidas no país.

O coordenador de Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos da Seplan, Thiago Xavier, explicou que o encontro também marca uma etapa de transição. O Estado conclui um novo modelo de gestão que será apresentado aos consórcios em 2026.

De acordo com ele, este é um momento de consolidação:

“O evento coroa um trabalho contínuo de fortalecimento dos consórcios. Agora buscamos novos instrumentos de planejamento, mais integração entre territórios e um sistema de governança alinhado às necessidades dos municípios”.

A abertura contou com uma palestra principal seguida de talk show sobre os 20 anos da legislação e sua trajetória na administração pública brasileira. Ainda no primeiro dia, especialistas debatem soluções avançadas para resíduos sólidos, políticas de inovação e mecanismos de financiamento cooperado.

Saúde, inovação e integração federativa em destaque

Nesta quarta-feira (19), o evento avança com painéis dedicados à gestão consorciada de saúde, tema considerado estratégico para o avanço das políticas públicas no estado e no país. A programação também inclui exposição de cases nacionais, sessões de articulação entre dirigentes municipais, estaduais e federais, além de espaços para pactuação de diretrizes.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), com apoio da FECBahia, Sebrae, CAR e Embasa, reforçando a união entre diferentes setores que atuam no desenvolvimento territorial.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading