Na quarta-feira (29/10/2025), durante a abertura do VI Encontro Leite Oeste Bahia, em Barreiras, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) defendeu a criação de uma câmara de conciliação estadual. A medida visa discutir soluções para a valorização da produção local de leite frente à concorrência de produtos importados, reunindo representantes da cadeia produtiva da região.
Câmara de conciliação e competitividade do setor
O titular da Seagri, Barrozo, ressaltou que a câmara seria fundamental para definir normas que assegurem a competitividade dos produtores nacionais, equilibrando preços acessíveis ao consumidor e sustentabilidade da agroindústria leiteira, setor que mais emprega na Bahia. Atualmente, o estado conta com 185 unidades de beneficiamento de leite, número superior a outras cadeias produtivas.
Durante o evento, Barrozo também anunciou o compromisso do governo estadual com a construção de um parque de exposições multiuso em Barreiras, como parte de ações voltadas à modernização e fortalecimento da cadeia agropecuária na região oeste.
Potencial do Oeste da Bahia para produção leiteira
O VI Encontro Leite Oeste Bahia é considerado o maior evento do setor no estado, com cursos, palestras e painéis técnicos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva e novidades para a produção local.
Ubirajara Zapponi, coordenador do encontro, destacou o potencial do Oeste da Bahia como uma das maiores bacias leiteiras do país. O objetivo é aumentar a produção e produtividade do leite por vaca e hectare/ano, contribuindo para a melhoria das condições socioeconômicas dos produtores e da região.
Realização e apoio institucional
O encontro é promovido pela Crio Consultoria em Agronegócios e pela Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), com apoio de diversas entidades, entre elas: Seagri, Faeb, CAR/SDR, SPRB, Cooperleite, Aiba, Instituto Aiba, Abapa, Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite, Comleite Oeste, Uneb, Ufob, Associação de Laticínios do Oeste da Bahia, Prefeitura de Barreiras, Cinsid e Umob.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




