A cidade de Luís Eduardo Magalhães passou a receber, nesta terça-feira (25/11/2025), o sinal aberto digital da TV ALBA, no canal 33.4, integrando o projeto estadual de interiorização conduzido pela Fundação Paulo Jackson. A iniciativa fortalece a ampliação do alcance da emissora legislativa e amplia o acesso da população às transmissões parlamentares.
A diretora-geral da Fundação Paulo Jackson, Michele Gramacho, destacou que o avanço da rede digital representa a consolidação de um processo iniciado em 2021, quando a TV ALBA alcançava apenas municípios da Região Metropolitana de Salvador. Atualmente, 133 municípios baianos têm acesso ao conteúdo legislativo por meio do sinal aberto digital.
Em Salvador e Região Metropolitana, o canal permanece disponível no 12.2 ou 16, pela NET; em 116 municípios, a sintonia é o canal 9.2; e em Barreiras, o canal 40.2. A lista completa de cidades contempladas está disponível no portal da emissora.
Interiorização da transmissão digital
Com 18 anos de atuação, a TV ALBA iniciou a interiorização a partir da transmissão via satélite, tendo Barreiras como primeiro município atendido. A iniciativa foi viabilizada por outorga da Câmara Federal e pelo termo de cooperação com a Câmara Municipal. Esse movimento permitiu integrar o Programa Digitaliza Brasil, que levou o sinal digital aberto a mais de 1.500 municípios brasileiros, sendo 117 na Bahia.
A adesão ao programa evitou o apagão televisivo após o desligamento do sinal analógico em 30/07/2025 e gerou economia estimada em R$ 20 milhões, caso a interiorização fosse realizada sem apoio federal.
Cooperação institucional para expansão
Assim como ocorreu em Barreiras, a chegada do sinal a Luís Eduardo Magalhães foi formalizada por cooperação entre a Câmara Federal, a Assembleia Legislativa da Bahia e a Câmara Municipal. A medida integra o modelo adotado para a expansão digital legislativa em regiões estratégicas do estado.
A Fundação Paulo Jackson projeta que, até o final do primeiro semestre de 2026, novos municípios sejam incorporados ao alcance da TV ALBA, impulsionados pelo Programa Brasil Digital, que mantém a expansão do sinal aberto em território nacional.
Transparência e acesso público
Segundo Michele Gramacho, o apoio da presidência da Assembleia Legislativa tem fortalecido o processo de interiorização, ampliando o acesso da população a conteúdos institucionais relacionados a cultura, esporte, educação e temas legislativos. A diretora reforça o compromisso de promover transparência, aproximar o parlamento da sociedade e ampliar o acesso às transmissões oficiais.
Expansão contínua da rede digital
A TV ALBA, ao ampliar sua cobertura, reforça o papel de emissora legislativa comprometida com a circulação de informações públicas. O avanço do sinal digital contribui para assegurar o acesso a debates, votações e conteúdos institucionais em diferentes regiões da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




