A Bahia receberá mais de R$ 3 bilhões do Novo PAC Seleções para financiar 293 obras em 2026, distribuídas entre educação, saúde e saneamento básico. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10/12/2025) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia que marcou a nova etapa de habilitação do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS) e dos projetos de abastecimento de água urbano e rural, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
As medidas apresentadas representam um novo ciclo de expansão da infraestrutura social no estado, reforçando áreas historicamente deficitárias e consideradas prioritárias pelo Governo Federal e pela gestão estadual. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, os investimentos fortalecem o planejamento estratégico para ampliar serviços essenciais. “Esses anúncios são sobre duas frentes: planejamento e investimento para colocar o Brasil nos trilhos, para termos condições de investir em água, saúde, educação. Esses investimentos chegam para impulsionar o desenvolvimento e transformar a vida das pessoas. E é o que queremos em cada canto do estado”, afirmou.
Ao longo da cerimônia, autoridades destacaram que os novos aportes permitirão acelerar obras de construção, ampliação e modernização de unidades escolares, postos de saúde, sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana, beneficiando tanto grandes centros quanto pequenos municípios. A ampliação do saneamento é apontada como um dos eixos estruturantes para reduzir desigualdades regionais e melhorar indicadores sociais.
O governo federal apresentou ainda a lista dos projetos habilitados em todo o país, reforçando a distribuição regional dos investimentos. Mais 1.119 municípios foram contemplados nesta etapa, alcançando 26 estados e consolidando o Novo PAC Seleções como um dos eixos centrais da política nacional de desenvolvimento.
Lula afirma que etapa marca o fim das habilitações e o início da fase de execução
Durante o evento, o presidente Lula ressaltou que esta quarta-feira representa o último grande movimento de habilitação de projetos do Novo PAC durante o atual mandato. A partir de agora, o foco será a execução acelerada das obras já selecionadas. Segundo ele, “o governo federal entra agora em uma nova fase, com foco total na execução e conclusão das obras já selecionadas”, reforçando o compromisso de entregar resultados concretos em todas as regiões do país.
Com isso, o governo busca eliminar gargalos históricos de infraestrutura e dar continuidade ao ciclo de investimentos iniciado no primeiro ano do terceiro mandato, em 2023. O PAC já contabiliza 7.491 projetos concluídos em todo o território nacional, incluindo unidades habitacionais, escolas, creches, equipamentos de saúde e sistemas de abastecimento.
Entre os ministros presentes, a orientação é clara: direcionar recursos para iniciativas com alto impacto social e capacidade de transformar serviços públicos municipais. A estratégia inclui acelerar licitações, destravar obras paralisadas e garantir que estados e municípios disponham das condições técnicas e financeiras para execução.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




