Após décadas de críticas ao alcance limitado do antigo sistema metroviário de Salvador — conhecido nacionalmente como “metrô calça curta” — as gestões petistas no governo da Bahia consolidaram um novo modelo de mobilidade urbana, com mais de 40 quilômetros de metrô em operação e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ampliando a integração e a eficiência do transporte público na capital.
Durante anos, Salvador figurou no noticiário nacional como exemplo de obra pública inacabada e de planejamento deficiente na área de transporte urbano. O metrô iniciado sob administrações oposicionistas avançou lentamente, com extensão reduzida e impacto limitado sobre a mobilidade da população, tornando-se alvo recorrente de críticas e ironias.
Esse cenário começou a ser alterado a partir da mudança no modelo de gestão estadual, com a chegada dos governos petistas à condução da Bahia. A prioridade conferida à infraestrutura urbana e à integração modal passou a orientar investimentos estruturantes, com foco na ampliação do acesso, na redução do tempo de deslocamento e na melhoria da qualidade de vida da população.
A execução de projetos de maior escala exigiu a contratação de financiamentos e parcerias institucionais, frequentemente criticados pela oposição. No entanto, esses empréstimos resultaram na consolidação de um sistema metroviário funcional, contínuo e integrado, capaz de atender áreas estratégicas da capital e da Região Metropolitana.
Wagner, Rui e Jerônimo: continuidade administrativa e expansão do sistema
A transformação da mobilidade urbana em Salvador está diretamente associada à atuação dos governadores Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. Ao longo dessas gestões, o metrô deixou de ser um projeto fragmentado para se tornar um sistema estruturante, com mais de 40 quilômetros de trilhos implantados e operação regular.
A continuidade administrativa permitiu a superação de entraves técnicos, jurídicos e financeiros que historicamente comprometeram grandes obras de infraestrutura no país. O metrô passou a cumprir papel central no deslocamento diário de milhares de usuários, reduzindo a pressão sobre o sistema viário e promovendo maior integração territorial.
Além da expansão física, o modelo adotado priorizou a articulação com outros modais de transporte, buscando racionalizar fluxos, ampliar a cobertura e garantir maior eficiência operacional.
VLT amplia integração e diversifica os modais de transporte
Na atual gestão, o governador Jerônimo Rodrigues acrescenta um novo elemento ao sistema: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto prevê 40 quilômetros de trilhos, 42 estações e integração direta com o metrô, ampliando o alcance do transporte sobre trilhos em Salvador.
Mais do que uma obra de engenharia, o VLT é apresentado como instrumento de reorganização urbana, conectando áreas historicamente desassistidas e promovendo maior equidade no acesso ao transporte público. A iniciativa é resultado de uma parceria entre os governos da Bahia e do Brasil, reforçando o caráter federativo do investimento.
Ao diversificar os modais e fortalecer a integração, o sistema passa a oferecer alternativas mais eficientes, sustentáveis e compatíveis com o crescimento urbano da capital baiana.
Transporte público como política social e urbana
Para o governador Jerônimo Rodrigues, o projeto ultrapassa a dimensão estritamente técnica. Segundo ele, o VLT “simboliza um compromisso com uma cidade mais integrada, humana e socialmente justa, onde o transporte público é tratado como direito e instrumento de inclusão”.
A declaração reflete a diretriz política que orienta o atual ciclo de investimentos: compreender a mobilidade urbana como política pública essencial, capaz de impactar diretamente o acesso ao trabalho, à educação, à saúde e aos serviços urbanos.
Nesse contexto, o transporte deixa de ser apenas um problema logístico e passa a ocupar lugar central no debate sobre desenvolvimento urbano, justiça social e planejamento de longo prazo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




