A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou neste domingo (21/12/2025) a Operação Signum Fractum, que resultou no cumprimento de mandados e na localização de dois envolvidos nas mortes de Ricardo Antônio da Silva Souza (44), Jackson Santos Macedo (41) e Patrick Vinícius dos Santos Horta (28), em Salvador.
As diligências ocorreram simultaneamente em Marechal Rondon, São Marcos, Campinas de Pirajá e Massaranduba, com base em mandados judiciais expedidos pelo Poder Judiciário após investigações conduzidas em campo e com apoio de recursos tecnológicos de inteligência policial. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
Um dos alvos teve mandado de prisão cumprido no bairro de São Marcos. O segundo suspeito, Jeferson Caíque Nunes dos Santos, conhecido como “Badalo”, foi localizado em Massaranduba. Segundo a polícia, ele recebeu as equipes a tiros, houve confronto, foi atingido, socorrido a uma unidade hospitalar, mas não resistiu.
De acordo com a investigação, o suspeito morto integra o grupo responsável pela execução dos três operários. A operação mobilizou mais de 50 policiais, com participação do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
Triplo homicídio e linha de investigação
Os corpos das vítimas foram encontrados no bairro do Alto do Cabrito, na terça-feira (16). A principal linha de apuração aponta para retaliação de um grupo criminoso com atuação em Marechal Rondon, que teria interpretado a atividade dos técnicos como instalação de câmeras de vigilância na área.
As autoridades destacam que a hipótese foi construída a partir de levantamentos técnicos, cruzamento de dados e depoimentos colhidos ao longo da investigação. A Polícia Civil informou que outras diligências seguem em andamento para identificar e responsabilizar eventuais participantes e apoiadores do crime.
Cooperação institucional e apelo à população
A ação integrada entre unidades especializadas reforça a estratégia de resposta rápida a crimes violentos, combinando inteligência, cumprimento de ordens judiciais e presença operacional em áreas críticas da capital. A polícia ressalta que informações adicionais podem acelerar a responsabilização de envolvidos remanescentes.
A população pode colaborar de forma anônima por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (181), canal permanente para recebimento de informações.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




