Nesta sexta-feira (06/02), a Bahia será o centro de uma das maiores cerimônias de entregas na área da saúde do país em 2026, resultado da parceria entre o governo federal e a gestão do governador Jerônimo Rodrigues. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participam do evento que reúne ações do Novo PAC Saúde e do programa Agora Tem Especialistas, com foco na ampliação da infraestrutura e do acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
O pacote inclui novas policlínicas, ambulâncias do SAMU, unidades odontológicas móveis, kits de telessaúde e equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, além de combos cirúrgicos para hospitais, em uma estratégia conjunta entre União e Estado para fortalecer a rede pública de atendimento.
Entregas estruturantes fortalecem a rede de saúde na Bahia
O conjunto de investimentos contempla 3 novas policlínicas, ampliando a oferta regional de consultas e exames especializados. Também serão entregues 107 ambulâncias do SAMU, destinadas a 86 municípios baianos, com o objetivo de expandir a cobertura do atendimento pré-hospitalar e reduzir o tempo de resposta em emergências.
No campo da saúde bucal, o Ministério da Saúde destinará 32 Unidades Odontológicas Móveis, voltadas ao atendimento em áreas de difícil acesso, ampliando a cobertura em comunidades rurais e regiões com menor presença de serviços especializados.
Outro eixo da entrega é a expansão da conectividade e da telemedicina. Serão distribuídos 575 kits de Telessaúde para 239 municípios, integrando unidades básicas a centros de referência e permitindo consultas, diagnósticos e orientações médicas a distância, especialmente em áreas do interior do estado.
Equipamentos para UBS alcançam mais de 400 municípios baianos
A cerimônia marca também a entrega dos combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo, 1.030 unidades serão distribuídas em 402 municípios da Bahia, dentro de um programa nacional que prevê 10 mil kits até 2026.
Os conjuntos incluem equipamentos clínicos e tecnológicos destinados à qualificação do atendimento primário, com foco na ampliação da capacidade de diagnóstico, monitoramento e prevenção de doenças. A ação integra a estratégia do governo estadual de reforçar a atenção básica e reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares.
Combos cirúrgicos ampliam capacidade hospitalar no estado
Outro anúncio relevante envolve a entrega dos primeiros combos cirúrgicos, voltados a procedimentos de cirurgia geral e oftalmológica. Os equipamentos beneficiarão os hospitais Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e Humberto Castro Lima, referências na rede hospitalar baiana.
A expectativa é que a medida permita a ampliação de mais de 210 mil cirurgias por ano, contribuindo para a redução de filas e a melhoria do acesso a procedimentos especializados, especialmente nas regiões metropolitanas e polos de saúde do interior.
Recorde nacional de cirurgias eletivas reforça estratégia federal e estadual
O evento também celebra o recorde histórico de 14,7 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS em 2025, resultado do programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa permitiu reduzir filas e acelerar diagnósticos e cirurgias em todo o país, com integração entre União, estados e municípios. Na Bahia, o programa tem sido executado em articulação com a Secretaria da Saúde do Estado, dentro de uma estratégia de ampliação da rede assistencial.
Share this:
- Print (Opens in new window) Print
- Email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Share on X (Opens in new window) X
- Share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Share on Telegram (Opens in new window) Telegram









Deixe um comentário