Convive em Feira de Santana: o que disse o governador em exercício durante agenda que autorizou a construção do centro comunitário

Autoridades federais, estaduais e municipais participam de uma agenda institucional em Feira de Santana voltada à autorização de obras públicas e ampliação de equipamentos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura urbana e prevenção à violência. A programação reuniu nesta segunda-feira (23/02/2026) o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador em exercício da Bahia, Geraldo Júnior, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o senador Jaques Wagner, além de representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia.

Entre os principais atos previstos está a assinatura da ordem de serviço para implantação do Centro Comunitário pela Vida (Convive), equipamento voltado à promoção de políticas públicas de prevenção social à violência e fortalecimento comunitário. O projeto integra a estratégia estadual de atuação preventiva em áreas consideradas vulneráveis.

Convive integra política de prevenção social à violência

Durante entrevista concedida na abertura da agenda institucional, o governador em exercício Geraldo Júnior destacou que o Convive faz parte de um conjunto de ações coordenadas pelo governo estadual para ampliar políticas sociais nas comunidades.

Segundo ele, a iniciativa está vinculada ao programa Bahia pela Paz, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. O secretário da pasta, Felipe Freitas, é responsável pela articulação das iniciativas voltadas à prevenção da violência nos territórios de identidade do estado.

De acordo com Geraldo Júnior, a proposta busca antecipar a presença do Estado em regiões vulneráveis, atuando antes do agravamento de situações de violência.

“É a mão do Estado chegando antes da violência nas comunidades periféricas”, afirmou.

Equipamento reunirá serviços sociais, culturais e esportivos

O Centro Comunitário pela Vida (Convive) funcionará como um espaço multifuncional voltado ao atendimento social e ao desenvolvimento comunitário.

Entre as atividades previstas no equipamento estão:

  • Ações de acolhimento social
  • Práticas esportivas e culturais
  • Iniciativas de economia criativa
  • Projetos de convivência comunitária

O modelo será integrado a outras estruturas públicas existentes, como os Centros Sociais Urbanos (CSU) e os chamados Coletivos Bahia pela Paz, formando uma rede articulada de políticas públicas voltadas à prevenção da violência.

Segundo o governador em exercício, o investimento estimado no equipamento ultrapassa R$ 18 milhões.

Feira de Santana será uma das três cidades baianas com o equipamento

A implantação do Convive em Feira de Santana faz parte de um projeto mais amplo do governo estadual. De acordo com Geraldo Júnior, três municípios baianos receberão inicialmente o equipamento:

  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Juazeiro

A unidade será instalada na comunidade de Mangabeira, área apontada pelas autoridades como prioritária para políticas de inclusão social e prevenção à violência.

O governador em exercício explicou que a definição dos locais ocorre a partir de estudos técnicos realizados pela prefeitura e por equipes do governo estadual.

Outras obras públicas estão previstas na agenda

Além do Convive, a agenda institucional em Feira de Santana inclui anúncios e autorizações para outras intervenções públicas no município.

Entre as iniciativas mencionadas estão:

  • Implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
  • Criação de oficinas ortopédicas
  • Construção de uma creche no bairro Asa Branca

Segundo Geraldo Júnior, essas obras são definidas a partir de análises técnicas conduzidas pela Prefeitura de Feira de Santana e encaminhadas ao governo estadual para execução ou apoio institucional.

O governador em exercício ressaltou que a execução das políticas públicas envolve articulação entre os diferentes níveis de governo, destacando a participação do governo federal, do governo estadual e das administrações municipais.

Integração federativa é destacada por autoridades

Durante a agenda, Geraldo Júnior enfatizou que a implementação de políticas públicas exige cooperação entre os entes federativos.

Segundo ele, a atuação conjunta entre União, estado e municípios é fundamental para ampliar o alcance das ações governamentais. O governador em exercício também mencionou a participação de parlamentares federais e estaduais no processo de articulação política para viabilizar investimentos.

Entre os presentes na agenda estão os deputados Robinson Almeida e Ângelo Almeida, além de representantes de diferentes órgãos federais.

Declarações abordam cenário político estadual

Durante a entrevista, Geraldo Júnior também foi questionado sobre articulações políticas relacionadas ao grupo governista na Bahia.

O governador em exercício afirmou que eventuais definições eleitorais ou composições políticas serão conduzidas pelo governador Jerônimo Rodrigues, que deverá reunir o conselho político da base aliada após retorno de agenda institucional em Brasília.

Segundo ele, o grupo político governista reúne diversas lideranças, incluindo Jaques Wagner, Otto Alencar, Rui Costa e Lídice da Mata, e as decisões são tomadas coletivamente.

Relações com lideranças locais

Questionado sobre o papel do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, em eventuais articulações políticas futuras, Geraldo Júnior afirmou que o gestor municipal é uma liderança consolidada na política baiana.

Segundo ele, eventuais tratativas políticas dependerão das decisões do governador Jerônimo Rodrigues e das discussões conduzidas no âmbito da base aliada.

Esclarecimento sobre situação partidária

O governador em exercício também comentou declarações recentes envolvendo o MDB. Segundo ele, a informação sobre eventual expulsão no partido não procede.

Geraldo Júnior afirmou que o processo disciplinar mencionado envolve o ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga, que teria realizado uma desfiliação considerada irregular por não ter sido formalizada junto à Justiça Eleitoral.

*Áudio da entrevista coletiva cedido ao Jornal Grande Bahia pelo radialista Edvaldo Peixoto Filho (Edvaldinho).


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo