Mensagens interceptadas indicam encontro entre Daniel Vorcaro e o ministro do STF “Alexandre Moraes”, segundo investigação da Polícia Federal

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal (PF) apontam que o empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, relatou ter se encontrado com uma pessoa identificada como “Alexandre Moraes” em abril de 2025. As conversas ocorreram com sua então noiva, Martha Graeff, e foram obtidas no âmbito de investigações conduzidas pelas autoridades federais.

De acordo com o conteúdo das mensagens divulgadas nesta quarta-feira (04/03/2026), Vorcaro informou que iria se encontrar com “Alexandre Moraes” nas proximidades de sua residência durante o período do feriado. A coluna da jornalista Andreza Matais, do portal Metrópoles, revelou ainda que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, teria visitado a casa do empresário em Brasília em ao menos duas ocasiões.

O caso ganha relevância adicional em razão de um contrato de R$ 129 milhões firmado entre o Banco Master e a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF. A existência do contrato foi mencionada nas reportagens que analisam as relações entre o banco e profissionais do meio jurídico.

Conversas interceptadas pela Polícia Federal

Segundo os registros das mensagens, uma das menções ao nome “Alexandre Moraes” ocorreu às 17h22 do dia 19 de abril de 2025. Na conversa com Martha Graeff, Daniel Vorcaro escreveu:

“To indo encontrar alexandre moraes aqui perto de casa”.

Surpresa com a informação, Martha respondeu questionando a situação:

“Como assim amor / Ele está em Campos???? / Ou foi pra te ver?”

Vorcaro respondeu em seguida:

“Ele ta passando feriado”.

As mensagens indicam que o encontro teria ocorrido durante um período de descanso ou feriado, sem que outros detalhes sobre o teor da reunião fossem apresentados no diálogo interceptado.

Segunda menção ao encontro em conversa posterior

Dez dias depois, em 29 de abril de 2025, às 22h48, ocorreu uma nova referência ao nome “Alexandre Moraes”. Na ocasião, Vorcaro afirmou à então noiva que estava em casa e iniciou uma chamada de vídeo que durou cerca de dois minutos.

Após o encerramento da ligação, Martha Graeff perguntou quem era a pessoa que havia aparecido no início da chamada. Vorcaro respondeu:

“Alexandre moraes”.

A conversa prossegue com comentários informais sobre a residência. Martha afirma:

“Morri / Ele gostou da casa amor!?? / Tá muito mais astral”.

Vorcaro respondeu:

“Sim / Falou que é bem melhor / E ele adorava apto”.

Em tom de brincadeira, Martha conclui:

“Falou pra te agradar / Que vergonha eu tava de pijama”.

Relações envolvendo o Banco Master

O episódio passou a chamar atenção pública devido ao contrato de R$ 129 milhões firmado entre o Banco Master e a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes.

A existência desse vínculo contratual foi revelada em reportagens anteriores e passou a ser citada como elemento de contexto na análise das relações entre o banco e atores do meio jurídico e institucional.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais detalhando o objeto do contrato, o período de vigência ou a natureza exata dos serviços prestados no âmbito desse acordo.

Contato com o ministro do STF

Diante das informações presentes nas mensagens interceptadas, a coluna responsável pela divulgação do conteúdo afirmou ter procurado o ministro Alexandre de Moraes para confirmar se os encontros mencionados nas conversas realmente ocorreram.

Até a divulgação das informações, não havia confirmação pública detalhada sobre as circunstâncias dos encontros relatados nas mensagens.

Possíveis implicações institucionais

A divulgação das mensagens ocorre em um contexto de maior escrutínio público sobre relações entre empresários, instituições financeiras e autoridades do sistema de Justiça. Em investigações dessa natureza, registros de conversas privadas costumam ser analisados para compreender redes de contato e eventuais conexões institucionais.

No caso específico, as mensagens não detalham o conteúdo das reuniões, sua finalidade ou eventuais discussões realizadas, limitando-se à referência de encontros e comentários informais entre os interlocutores.

*Com informações do jornal O Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, Poder360, Metrópoles, CNN, Revista Veja e Agências Brasil, Reuters, RFI, Sputnik e BBC Brasil.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo