Ex-deputado Marcelino Galo liga abordagem ao governador Jerônimo no 2 de Julho à oposição em Camaçari

O ex-deputado estadual Marcelino Galo (PT) afirmou nesta sexta-feira, 03/07/2026, que o episódio envolvendo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante o cortejo do 2 de Julho, em Salvador, foi alvo de exploração política por setores da oposição, após a abordagem feita por Cristiele Santos, identificada por ele como pessoa com histórico de atuação política em Camaçari e vínculos com adversários do governo estadual; segundo Galo, a tentativa de apresentar a cena como agressão distorce o contexto do ocorrido e insere a principal festa cívica baiana em uma disputa de narrativas com impacto político, institucional e digital.

Galo afirma que episódio foi usado para produzir desgaste político

Marcelino Galo classificou a repercussão do caso como uma tentativa de manipulação política. Para o ex-deputado, a abordagem ao governador não deve ser analisada como uma manifestação espontânea isolada, mas como uma ação situada no ambiente de disputa entre governo e oposição na Bahia.

Segundo Galo, Jerônimo Rodrigues foi abordado de forma invasiva durante o cortejo e se desvencilhou da situação. O petista afirmou que adversários do governo teriam tentado transformar a reação do governador em uma narrativa de agressão, com repercussão nas redes sociais e em grupos políticos.

“Não foi uma cidadã comum. Foi uma pessoa com lado, com partido, com atuação política e com ligação conhecida com a oposição. Ela abordou o governador, criou a provocação e depois tentaram vender a cena como se Jerônimo tivesse agredido alguém. Isso é método de quem não faz debate político limpo”, declarou Marcelino Galo.

Histórico político atribuído a Cristiele Santos é citado por Marcelino Galo

De acordo com Galo, Cristiele Santos não teria participado do desfile apenas como integrante do público. O ex-deputado afirmou que ela possui trajetória política em Camaçari, com candidatura, filiação partidária e vínculos públicos com o campo adversário ao governo estadual.

O petista sustentou que Cristiele disputou uma vaga de vereadora pelo Democratas, legenda que posteriormente se fundiu ao PSL para formar o União Brasil. A criação do União Brasil foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 08/02/2022, como resultado da fusão entre DEM e PSL.

Ainda segundo Marcelino Galo, Cristiele teria ligação política com o ex-prefeito de Camaçari Elinaldo Araújo, do União Brasil, aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Essa vinculação, na avaliação do ex-deputado, afastaria a versão de que a abordagem ao governador ocorreu sem motivação política.

Petista nega vínculo de Cristiele com o PT

Marcelino Galo também contestou informações que tentaram associar Cristiele Santos ao PT. Segundo ele, essa versão não procede e já teria sido rechaçada publicamente pelo diretório estadual da legenda.

O ex-deputado afirmou que o vínculo político da mulher citada seria com o campo ligado ao União Brasil, a Elinaldo Araújo e a ACM Neto. “Não adianta tentar jogar isso no colo do PT. O vínculo político dela é com o campo de ACM Neto, de Elinaldo e do União Brasil”, declarou.

A versão apresentada por Galo foi reproduzida por veículos baianos, que também registraram que o espaço permanecia aberto para manifestação de Cristiele Santos, Elinaldo Araújo, ACM Neto e União Brasil. O BNews informou ter procurado a assessoria do União Brasil, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.

Cortejo do 2 de Julho amplia peso político da repercussão

Para Marcelino Galo, a repercussão do caso foi alimentada por cortes de vídeo, publicações em redes sociais e versões parciais do episódio. O ex-deputado afirmou que adversários do governo tentaram criar uma cena de constrangimento público contra Jerônimo Rodrigues e ampliar seus efeitos no ambiente digital.

O episódio ganhou dimensão adicional por ter ocorrido durante o 2 de Julho, data magna da Bahia e uma das celebrações cívicas mais relevantes do Brasil. O cortejo, realizado em Salvador, rememora as lutas pela Independência da Bahia e mobiliza autoridades, movimentos sociais, instituições públicas, grupos culturais e população nas ruas.

Segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, o Cortejo do Dois de Julho é uma manifestação cívica de cunho popular, registrada como bem cultural, realizada nas ruas da Lapinha, Barbalho, Centro Histórico, Avenida Sete de Setembro e Campo Grande. A celebração remete à saída das tropas portuguesas da Baía de Todos-os-Santos em 02/07/1823, após mais de um ano de lutas.

Por reunir memória histórica, presença popular e forte simbolismo político, o cortejo costuma ser também um espaço de manifestações públicas. A presença de autoridades, lideranças partidárias e grupos sociais faz da celebração um ambiente de visibilidade elevada, especialmente em anos de maior acirramento político.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading