Deputada Ivoneide Caetano critica jovens seminuas em caminhada de ACM Neto em Salvador e afirma: “Mulher não é estratégia eleitoral”

A deputada federal Ivoneide Caetano (PT-BA) criticou a presença de duas jovens seminuas, com os corpos pintados nas cores da campanha de ACM Neto (União Brasil), sobre um carro de som que acompanhou uma caminhada eleitoral do candidato ao Governo da Bahia. O ato ocorreu na sexta-feira (28/08/2026), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Registros publicados após a mobilização confirmam a presença das duas mulheres no veículo durante a atividade de campanha.

Em manifestação divulgada após o episódio, Ivoneide afirmou que a utilização da imagem das mulheres em uma atividade político-eleitoral deve ser debatida à luz do respeito à participação feminina na sociedade e na política. A parlamentar classificou a iniciativa como uma forma de exposição do corpo feminino e afirmou que “mulher não é estratégia eleitoral”.

Ivoneide exerce mandato de deputada federal pela Bahia na legislatura 2023-2027 e integra a bancada do PT na Câmara dos Deputados. O perfil oficial da Casa também registra sua participação na Secretaria da Mulher, além de atividades em comissões permanentes.

Ivoneide relaciona episódio ao debate sobre violência contra as mulheres

Ao comentar as imagens do ato eleitoral, a deputada afirmou que não poderia deixar de se manifestar diante do episódio. “É impossível assistir a uma cena como essa e ficar calada. O que aconteceu na carreata de ACM Neto, em Salvador, neste fim de semana é revoltante e precisa ser repudiado”, declarou.

A parlamentar relacionou sua crítica às mobilizações desenvolvidas por organizações e movimentos que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher, à misoginia e ao feminicídio. Segundo Ivoneide, a presença feminina na política não deve ser associada à utilização do corpo como recurso de promoção de eventos.

“Enquanto nós estamos nas ruas ouvindo mulheres, acolhendo, denunciando a violência e lutando para que nossas vidas sejam respeitadas, eles insistem em colocar o corpo da mulher no centro da política como se ele estivesse à disposição para ser usado. Não está”, afirmou a deputada.

Deputada questiona uso do corpo feminino como recurso eleitoral

Ivoneide sustentou que a participação das jovens no carro de som não deveria ser interpretada apenas como componente festivo da caminhada. Na avaliação da parlamentar, a forma como as mulheres foram apresentadas durante a mobilização transforma o corpo feminino em elemento de comunicação eleitoral.

“Mulheres seminuas sendo expostas em cima de um carro de som, em plena atividade política, não pode ser visto como entretenimento. Isso não pode ser visto como estratégia de campanha”, declarou.

A deputada também questionou a coerência entre o episódio e manifestações de setores políticos que utilizam referências à família, aos bons costumes e ao respeito em seus discursos públicos. “Que respeito é esse? Que defesa da família é essa, quando o corpo da mulher é usado como atração e propaganda eleitoral?”, questionou.

Movimento Mulheres Vivas integra atuação política de Ivoneide

Ao apresentar sua posição, Ivoneide mencionou sua participação no Movimento Mulheres Vivas, iniciativa vinculada à defesa dos direitos das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero. A parlamentar afirmou que sua atuação política nesse campo motivou o posicionamento público sobre o episódio.

“Como mulher, mãe, evangélica, deputada federal, e à frente do Movimento Mulheres Vivas, que luta todos os dias contra a violência, a misoginia e o feminicídio, não poderia me calar. Mulher não é objeto. Mulher não é atração de carreata. Mulher não é estratégia eleitoral”, disse.

Ao concluir a manifestação, a deputada defendeu que campanhas eleitorais concentrem a comunicação em propostas, políticas públicas e compromissos apresentados aos eleitores. “Nós queremos mulheres vivas, respeitadas e protegidas. Queremos política com propostas, respeito e compromisso com a nossa vida”, afirmou.

Presença das jovens gera críticas de outras lideranças políticas

O episódio também foi criticado pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). Reportagens publicadas no sábado (29/08/2026) registraram que Lídice questionou a presença das duas jovens seminuas, com corpos pintados nas cores da campanha, e defendeu que a disputa eleitoral seja direcionada à apresentação de propostas sobre temas como emprego, renda, educação, saúde e segurança.

A presidente do PT de Salvador, Ana Carolina, também se manifestou no sábado e criticou a participação das modelos no ato. As declarações ampliaram a repercussão política das imagens, que passaram a circular nas redes sociais após a caminhada realizada em São Cristóvão.

Até a atualização de reportagem publicada às 18h16 de sábado (29/08/2026), não havia pronunciamento de ACM Neto sobre as críticas relacionadas à presença das jovens. O candidato do União Brasil participou da caminhada de sexta-feira acompanhado de aliados e integrantes de sua chapa, dentro da programação eleitoral para a disputa pelo Governo da Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading