A 2ª Chamada Pública Centralizada para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar iniciou uma nova etapa de fornecimento para a rede estadual de ensino da Bahia nesta segunda-feira (31/08/2026), no Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu, no município de Catu. A iniciativa prevê a distribuição de produtos para mais de 1.700 unidades escolares em diferentes regiões do estado.
A ação é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O fornecimento envolve a produção de mais de 15.500 famílias agricultoras, estabelecendo uma relação direta entre os produtores e a demanda por alimentos destinados aos estudantes da rede estadual.
Ao todo, a chamada pública contempla 16 itens para a alimentação escolar, incluindo arroz, feijão, leite em pó, mel, cuscuz, tapioca e polpas de frutas. Os produtos são incorporados aos cardápios oferecidos nas escolas estaduais, de acordo com a organização da alimentação escolar.
Chamada Pública conecta produção rural e alimentação escolar
A aquisição dos alimentos também funciona como canal de comercialização para as famílias agricultoras participantes da chamada pública. A produção é destinada diretamente às unidades escolares incluídas na rede de distribuição, aproximando a atividade produtiva rural da demanda institucional por alimentos.
Segundo Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), a iniciativa estabelece uma conexão entre as famílias responsáveis pela produção e os estudantes que recebem os alimentos nas escolas. A medida, de acordo com o gestor, articula a comercialização da produção agrícola com a alimentação escolar.
“A aquisição dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar estabelece uma conexão importante entre quem produz e quem consome”, afirmou Jeandro Ribeiro. Segundo ele, os alimentos chegam às escolas enquanto as famílias agricultoras passam a contar com um canal de comercialização para a produção.
Rede estadual recebe 16 itens da Agricultura Familiar
Entre os alimentos previstos estão arroz, feijão, leite em pó, mel, cuscuz, tapioca e polpas de frutas. A relação completa da chamada pública reúne 16 itens, destinados à composição dos cardápios da alimentação escolar.
O fornecimento ocorre em diferentes regiões da Bahia e alcança mais de 1.700 unidades da rede estadual de ensino. A abrangência da chamada centralizada permite reunir a produção de milhares de famílias agricultoras em uma estratégia de abastecimento direcionada às escolas.
A participação de mais de 15.500 famílias agricultoras amplia o alcance econômico da aquisição, uma vez que a produção destinada à alimentação escolar passa a integrar um processo organizado de comercialização. A iniciativa também relaciona políticas de desenvolvimento rural e alimentação no âmbito da rede pública estadual.
Estudantes relatam mudança na variedade dos alimentos
A chegada dos produtos da Agricultura Familiar às escolas também é percebida pelos estudantes. No Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu, Ítalo Vinícius relatou a percepção de maior variedade na alimentação oferecida durante a rotina escolar.
“A gente percebe que os produtos são de qualidade e que tem uma variedade maior para a nossa alimentação”, afirmou o estudante.
Ele também destacou a origem dos alimentos e a relação entre o consumo realizado na escola e a comercialização da produção dos agricultores.
Para Ítalo Vinícius, o fornecimento estabelece uma relação entre a alimentação dos estudantes e a atividade das famílias responsáveis pela produção. A iniciativa, dessa forma, alcança simultaneamente a rede estadual de ensino e os agricultores participantes da chamada pública.
Agricultura Familiar ganha canal de comercialização
A aquisição institucional de alimentos cria uma destinação previamente organizada para parte da produção das famílias agricultoras envolvidas. No caso da chamada pública estadual, os produtos são direcionados à alimentação dos estudantes de escolas distribuídas pelo território baiano.
A parceria entre SEC e SDR reúne as áreas de educação e desenvolvimento rural em torno do fornecimento de alimentos para a rede estadual. A CAR/SDR, por meio de sua direção, também participa do processo relacionado à política de comercialização da produção da Agricultura Familiar.
Com a nova etapa iniciada em 31/08/2026, a Bahia passa a executar a distribuição prevista na segunda chamada centralizada, envolvendo mais de 1.700 escolas, mais de 15.500 famílias agricultoras e 16 itens alimentícios destinados à alimentação escolar.








Deixe um comentário