A manhã de sexta-feira (15/09/023) foi promissora. O guia da incursão ao Oeste da Bahia foi o próprio deputado federal João Leão (PP). Ele apresentou ao grupo de jornalistas de Salvador e Feira de Santana um conjunto de empreendimentos do agronegócio que estão em funcionamento nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco, manteve encontro com o comandante do 4° Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) e, durante o trajeto, o brejeiro, que se tornou engenheiro agrônomo, apresentou dados técnicos das propriedades rurais que se transformaram em unidades do agronegócio.
Conforme narrou o parlamentar, o município de Barra atravessa um momento de expansão na atividade agropastoril. Cerca de 20 novos empreendimentos do agronegócio estão em operação, gerando 400 empregos diretos. Além disso, cooperativas foram implantadas, a exemplo do Cooperativa Agropecuária de Barra (COOPAB), que conta com 25 produtores rurais associados, em áreas com 150 hectares cada, destinadas a produção de cacau, manga, uva e outras variedades de frutas.
João Leão destaca o potencial agrícola de Barra e de Muquém do São Francisco sob os seguintes aspectos:
- Terras com áreas planas, próprias para mecanização agrícola;
- Banhadas nas margens por cerca de 500 km de extensão dos rios São Francisco e Grande;
- Vendidas à baixo preço, com valor inicial de cerca de R$ 3 mil por hectare.
“Há cinco anos o valor era de apenas R$ 500 por hectare”, disse o deputado.
Militares em Passagem
A primeira visita do grupo foi ao povoado de Passagem, em Muquém do São Francisco. O local fica nos limites territoriais com Barra, às margens do rio São Francisco e serviu de porto para transporte de carga e passageiros da região, através de navegação pelo rio, até o município de Barreiras. O entorno é povoado por tribos dos povos originários do Brasil.
Em Passagem, o tenente-coronel Erevelton Marcos Kosciureski, comandante do 4º BEC, manteve encontro com o deputado e membros da imprensa. No local, o parlamentar apresentou a proposta de transformar a unidade do Engenharia do Exército Brasileiro em uma estrutura militar especializada na conservação da navegação fluvial e na manutenção dos sistemas hidrográficos do país, com recuperação e preservação das matas ciliares, a começar pelo rio São Francisco.
João Leão e o militar discutiram sobre qual o melhor local para instalar o quartel aquaviário. Além de Passagem, outros pontos foram visitados pelo eclético grupo, formado por políticos, engenheiros agrônomos, administradores, e profissionais da imprensa.
Cana-de-açúcar com alta produtividade
O segundo local visitado foi o agronegócio liderado pelo Grupo Sérgio Paranhos (SERPASA). A Bahia é deficitária na produção de álcool e importa o insumo de outros estados, principalmente de São Paulo. Os empresários de Pernambuco identificaram no mercado interno da Bahia o potencial para sustentar economicamente o negócio e lideram um ambicioso projeto.
O empreendimento da SERPASA está em uma área de 53 mil hectares, conta com canal de água oriundo do rio São Francisco, plantio com 2.500 hectares de cana-de-açúcar irrigada, e produção de cerca de 150 toneladas por hectare, quase o dobro do registrado em São Paulo.
O advogado Sérgio Paranhos, diretor da SERPASA, explicou que o empreendimento foi projetado para expansão modular, até atingir 10 mil hectares de cana-de-açúcar. Ele informou que o empreendimento possui uma usina para processamento e transformação em etanol e que uma segunda unidade será implantada para produzir açúcar, além de possuir um sistema de geração de energia elétrica por biomassa, oriunda do resíduo do processamento da cana.
Entusiasmado com a alta produtividade por hectare, o empresário explicou que diversos produtores rurais da região externaram a intenção em cultivar cana irrigada e entregar a produção para a Serpasa industrializar.
Uma das curiosidades deste segundo local visitado pelo grupo de jornalistas foi o fato do pai do deputado João Leão, Felipe de Souza Leão, ter sido proprietário da fazenda onde foi implantado o projeto agrícola da Serpasa. Um dos sócios do empreendimento leva o nome do pai do parlamentar e eles colocaram um busto na sede administrativa da usina de etanol em homenagem ao antigo proprietário da fazenda.
O mineiro que produz frutas em Barra
Nonagenário empresário oriundo de Unaí, Minas Gerais, Antonio Mesquita Jiló é proprietário da Fazenda São José e de outros imóveis rurais na região que totalizam cerca de 25 mil hectares. A São José possui 3 mil hectares e foi nela que trabalhou, com satisfação pessoal, o brejeiro e engenheiro agrônomo Nelson Meira.
Ele explicou os aspectos técnicos da produção da fazenda, cujo projeto contempla 1200 hectares de área irrigada para produção de cultivares de soja, feijão, milho, tomate, uva de mesa e uva vitrificada.
“Fui responsável técnico pela implantação completa do cultivo de uva da Fazenda São José, que possui cerca de 100 hectares irrigados. Atualmente, a propriedade tem total de 800 hectares de área irrigada”, disse Nelson Meira.
Engorda de gado pelo Sistema Voisin
Foi no Oeste da Bahia, em Barra, que o português José Coimeiro implantou um audacioso projeto de criação de gado de corte das raças angus e nelore. A Euroeste Bahia Agronegócio, conhecida como Fazenda Euroeste, possui 6,2 mil hectares e o projeto agrícola é para 3 mil hectares de área irrigada, desses, 500 foram implantados para criação de 5 mil cabeças de gado pelo Sistema Voisin.
Conhecido como Pastoreio Racional Voisin (PRV), o Sistema Voisin é uma abordagem de manejo sustentável de pastagens e pecuária desenvolvida pelo agrônomo francês André Voisin na década de 1950. O sistema se concentra na gestão eficiente de pastagens e na integração de animais com o ambiente natural de forma a otimizar a produção pecuária e minimizar o impacto ambiental. O gado é criado em pastagens irrigadas por pivôs e a terminação é feita através de confinamento.
Noite festiva
A jornada do segundo dia da incursão ao oeste da Bahia terminou em festa. O filho do deputado, Felipe Leão, comemorou aniversário e proporcionou show musical protagonizado pelo próprio artista, que estava acompanhado de outros músicos. Bebidas, churrasco, muitas gargalhadas e histórias e estórias de jornalistas completaram o cenário da noite no aprazível restaurante do Barra Tropical Hotel.
A 3ª etapa da viagem
Na 3ª parte da incursão ao Oeste da Bahia, a visita a duas propriedades rurais de médio porte, e ao projeto da Cooperbarra, empreendimentos agrícolas situados às margens da Rodovia BA-161, no Polo Agroindustrial de Barra. A frustração com o abandono da unidade estadual de ensino técnico e a visita aos povoados dos Brejos da Barra, região beneficiada com emendas do deputado João Leão, que resultaram na construção de 34 escolas e 1586 habitações familiares. Nesta etapa da jornada, atuou como guia, ao lado do parlamentar, Artur Silva Filho, prefeito de Barra.
Quem fez parte da incursão
Dentre os jornalistas que realizam incursão ao Oeste da Bahia estão os profissionais de Salvador, Valter Xéu, Notícias da Bahia e Pátria Latina; Dilton Borges Santiago, Bahia Municípios; Joca Soares, apresentador do programa Mundo da Luta, na TV Band Bahia, Tricampeão Mundial Kickboxing, Embaixador Kickboxing e presidente do Partido Progressistas de Salvador; Luciano Barreto, editor do site Panorama da Bahia; Kleber Ferraz, programa de TV Economia Verde; Eduardo Freire, jornalista; Anderson de Almeida, repórter do site Acesse Política; e Cláudio Leite-Galego, empresário e jornalista do site Galego Notícias; por Feira de Santana, participaram, Sérgio Jones, representando o Blog de Thame; Silvio Tito, Portal do Sertão News; e Carlos Augusto, diretor e editor do Jornal Grande Bahia (JGB).
Além dos comunicadores, participaram da incursão Roberto Soares Prazeres (Roberto Paraguaçu), diretor do Eco Resort Pedra Bonita e ex-vice-prefeito de Santo Estêvão; Carlos Costa, advogado e ex-secretário de Portos da Bahia; e Felipe Leão, filho de João Leão.

Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





Uma resposta
Boa tarde…Parabéns pelo seu trabalho….Sucesso