Presidente Lula sanciona lei que protege mulheres de violência em ambientes noturnos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.786, que institui o protocolo “Não é Não”, uma medida efetiva de combate ao constrangimento e à violência direcionados a mulheres em ambientes como bares, casas noturnas, boates e shows. A legislação estabelece uma série de direitos e deveres tanto para as mulheres quanto para os estabelecimentos.

Entre os direitos das mulheres, destaca-se o imediato afastamento e proteção da vítima do agressor, além da escolha de uma pessoa para acompanhá-la tanto dentro quanto fora do estabelecimento. A mulher também tem a prerrogativa de definir se sofreu constrangimento ou violência.

Já os deveres dos estabelecimentos incluem a presença de pelo menos um funcionário qualificado para lidar com o protocolo “Não é Não”, informações visíveis sobre como acionar o protocolo e contatos de emergência, como os telefones da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). Em situações de violência, o estabelecimento deve tomar medidas para preservar a dignidade e integridade da vítima.

A nova legislação prevê ainda campanhas educativas sobre o protocolo e a concessão de um selo às empresas que cumprirem as medidas, identificando-as como locais seguros para mulheres. Uma lista pública de “Locais Seguros Para Mulheres” será mantida e divulgada pelo poder público.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading