Há aproximadamente 35 anos, o Projeto Baleia Jubarte iniciou sua jornada com o objetivo de acabar com a caça às baleias. Desde então, o grupo tem se dedicado à pesquisa, conservação e sensibilização ambiental em diversas regiões do Brasil. No Dia Mundial da Baleia, celebrado em 19 de fevereiro, o país tem motivos para comemorar, pois a antiga população de baleias, que foi reduzida a menos de mil indivíduos, agora atinge a marca impressionante de 35 mil indivíduos. Paulo Rodrigues, oceanógrafo envolvido no projeto, destaca o impacto do esforço de recuperação realizado pelo grupo ao longo dos anos.
Segundo informações do site da instituição, as baleias-jubarte foram caçadas no Brasil desde 1602, principalmente devido à caça comercial descontrolada. Hoje, porém, de maneira sustentável, o Projeto Baleia Jubarte está reescrevendo a história da presença desses majestosos animais na costa brasileira. Rodrigues enfatiza que as crianças de hoje têm a oportunidade de se reconectar com esses animais, graças aos esforços do projeto, que incluem a criação de espaços educativos como o Espaço Baleia Jubarte e a promoção do turismo de observação de baleias em diversas localidades.
Além disso, Rodrigues destaca a expansão da presença das baleias-jubarte ao longo da costa brasileira, que agora vai desde São Paulo até Sergipe, não se limitando mais apenas à Plataforma de Abrolhos, entre o Espírito Santo e o Sul da Bahia. Com isso, o oceanógrafo ressalta a importância do esforço conjunto de ambientalistas e instituições em todo o mundo na conservação e recuperação dessas espécies.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




