Empresas têm 90 dias para cadastro em sistema de comunicação judicial

A partir desta sexta-feira (01/03/2024), inicia-se um marco na comunicação judicial do país com o lançamento do Domicílio Judicial Eletrônico pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Grandes e médias empresas têm agora um prazo de 90 dias para efetuar o seu cadastro nessa nova plataforma, que visa centralizar todas as comunicações judiciais em um único sistema.

Gratuito e concebido com o propósito de simplificar e acelerar as consultas para os destinatários de citações, intimações e demais comunicações provenientes de processos judiciais, o Domicílio Judicial Eletrônico promete revolucionar a maneira como as empresas interagem com o sistema judiciário. Essa mudança elimina a necessidade de consultar individualmente cada processo em diferentes sistemas de tribunais, oferecendo maior eficiência e economia de tempo.

O cadastro no sistema é compulsório para empresas de grande e médio porte, com prazo até 30 de maio. A adesão voluntária é esperada pelo CNJ, que planeja a integração de cerca de 350 mil empresas com CNPJ ativo. Aqueles que não efetuarem o cadastro dentro do prazo estipulado estarão sujeitos a serem cadastrados compulsoriamente, baseando-se em dados da Receita Federal, e possíveis penalidades, incluindo a perda de prazos processuais.

Uma vez dentro do sistema e após um prazo determinado, as comunicações serão automaticamente consideradas realizadas. Este prazo é de três dias para citações judiciais e dez dias para intimações. O CNJ adverte que a falta de confirmação do recebimento de citação dentro do prazo legal pode resultar em multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça.

A resolução do CNJ que regulamentou a comunicação judicial exclusivamente por via eletrônica, em 2022, conforme previsto no Artigo 246 do Código de Processo Civil, estabelece que o cadastro é obrigatório para entidades governamentais, empresas públicas e privadas, além de Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia Pública. Micro e pequenas empresas, assim como pessoas físicas, não têm a obrigatoriedade de cadastro, embora sejam incentivadas pelo CNJ a adotar a medida.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading