O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, nesta quinta-feira (07/03/2024), os resultados de 16 modalidades do Novo PAC Seleções, programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), abrangendo os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o anúncio que destinou à Bahia 716 obras distribuídas em mais de 350 municípios.
Governador desataca investimento
Com as propostas selecionadas, a Bahia receberá investimentos do Governo Federal para realizar obras que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 12,7 milhões de baianos, 90% da população do estado.
“Um dia muito importante para o nosso estado. É mais saúde, mais educação, mais desenvolvimento, mais empregos e geração de renda para a nova Bahia, que segue também nos rumos do novo Brasil, que está sendo construído pelo Governo Federal”, afirmou governador Jerônimo Rodrigues.
O perfil dos investimentos federais anunciados para a Bahia
O investimento do Governo Federal visa melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura, beneficiando mais de 12,7 milhões de baianos, correspondendo a 90% da população estadual. O governador ressaltou a importância desse investimento para o desenvolvimento da Bahia, destacando o alinhamento entre os governos federal e estadual como crucial para o sucesso das iniciativas.
A Bahia teve participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades, contemplando 335 municípios. As obras e empreendimentos abrangerão áreas cruciais como educação, saúde, cultura e esporte. Das obras baianas contempladas, 400 serão do eixo da educação, seguidas por 255 equipamentos na área de saúde, incluindo policlínicas, unidades básicas, maternidades e ambulâncias do SAMU. Os setores de cultura e esporte também receberão investimentos, totalizando 61 projetos.
As 16 modalidades do Novo PAC Seleções, com investimentos totais de R$ 23 bilhões em todo o país, priorizam a cobertura de vazios assistenciais, seguindo critérios específicos de cada modalidade. O programa, lançado em setembro de 2023, representa um esforço conjunto entre o Governo Federal, estados, municípios e sociedade civil para promover o crescimento, gerar empregos e reduzir desigualdades sociais e regionais. O presidente Lula ressaltou a importância dessa iniciativa para atender as demandas dos municípios mais necessitados, evidenciando um otimismo sobre o futuro do país.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




