Justiça Federal extingue processo do TCU e reconhece elegibilidade de Isaac Carvalho; Liderança do PT é ex-prefeito de Juazeiro

A Justiça Federal, sediada em Juazeiro, emitiu duas decisões que reconhecem a prescrição de uma condenação do Tribunal de Contas da União (TCU) contra o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, filiado ao Partido dos Trabalhadores. A sentença, divulgada nesta terça-feira (30/04/2024), determinou a extinção da cobrança feita contra o ex-prefeito e a suspensão do acórdão do TCU.

Essas decisões seguem o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que o TCU não respeitou o prazo prescricional de cinco anos, resultando em uma condenação injusta contra o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Consequentemente, visto que Isaac foi julgado após o prazo legal, o reconhecimento da prescrição implica na revogação das sanções aplicadas, incluindo a eliminação de qualquer inelegibilidade que poderia surgir no processo eleitoral com base nesta condenação. Portanto, o acórdão do TCU não pode ser utilizado como impedimento para a candidatura de Isaac Carvalho.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading