CNI revisa projeção de crescimento do PIB de 2024 para 3,4%

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2024. De acordo com o Informe Conjuntural do 3º Trimestre, divulgado nesta quinta-feira (10/10/2024), a estimativa passou de 2,4% para 3,4%. O ajuste foi motivado pelo desempenho da economia brasileira no primeiro semestre de 2024, que superou as expectativas da entidade.

O superintendente de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles, atribuiu a revisão à força demonstrada pela economia nos primeiros meses do ano. Segundo ele, os fatores que impulsionaram o crescimento até o momento devem continuar presentes no segundo semestre, sendo este comparado a um período de atividade econômica mais fraca em 2023. Telles destacou que, apesar de uma expectativa de menor intensidade, o consumo das famílias, a alta da massa salarial, a ampliação do crédito e os gastos do governo devem seguir sustentando a demanda e o investimento.

A CNI aponta que o mercado de trabalho aquecido é um dos principais fatores para o aumento do consumo. Esse cenário foi confirmado pelo Boletim de Mercado de Trabalho, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na quarta-feira (9), que reafirma os sinais positivos no mercado de trabalho. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o boletim do Ipea revelou que a força de trabalho e a população ocupada estão em seus níveis mais altos desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, em 2012.

Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 1,7% na força de trabalho, que atingiu mais de 109 milhões de trabalhadores. O número de pessoas ocupadas cresceu 3%, totalizando 101,8 milhões. A taxa de desocupação caiu para 6,9%, a menor desde 2014, e o emprego formal apresentou alta de 4% em comparação com o segundo trimestre de 2023, segundo a PNAD Contínua. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) registrou a criação de 1,7 milhão de novas vagas de trabalho com carteira assinada.

Os dados apontam que o crescimento econômico do Brasil em 2024 reflete a combinação de um mercado de trabalho em expansão e o aumento do consumo das famílias, que são sustentados pela maior oferta de crédito e pela recuperação do emprego formal.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading