O Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), realizado pela primeira vez na região Nordeste, teve início na quarta-feira (30/10/2024), na sede do Senai Cimatec, em Salvador. O evento é uma oportunidade para discutir as dinâmicas do setor têxtil e reúne empresários, representantes de empresas e especialistas das cadeias produtivas. Após a cerimônia de abertura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado da Bahia, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Instituto Inteligência de Mercado (IEMI), apresentou um estudo inédito sobre a cadeia produtiva do setor, intitulado “Estudo Têxtil – Potencialidades do Setor”.
Durante a apresentação, Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, que representou o secretário Angelo Almeida, enfatizou a importância do estudo encomendado pela SDE. O superintendente afirmou que o estudo servirá como um balizador para avaliar a posição da Bahia no setor têxtil, identificando tanto os pontos positivos quanto as áreas que requerem melhorias.
“Temos mão de obra disponível para capacitação e atendimento às demandas do setor. O Governo do Estado reafirma seu interesse em trabalhar em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva e do crescimento da indústria, com o objetivo de transformar a Bahia em um polo ainda mais relevante para o setor”, declarou Giudice.
A Bahia destaca-se como o segundo maior produtor de algodão do Brasil, com um elevado padrão tecnológico na produção e beneficiamento desse insumo. O estudo apresentado pela SDE tem a finalidade de servir como um instrumento norteador da política industrial têxtil na Bahia nos próximos anos. O levantamento aponta que, nos últimos cinco anos, a demanda por fibras naturais se manteve sólida, o que representa uma oportunidade para a cadeia produtiva do algodão no estado.
Fernando Pimentel, presidente emérito da ABIT, ressaltou a importância da participação da Bahia no evento.
“A Bahia, pela sua relevância no cenário nacional e mundial, deveria estar presente em um encontro como este. A apresentação do estudo demonstra os potenciais da indústria no estado, destacando a produção de matéria-prima, como o algodão, e os espaços já tradicionalmente desenvolvidos no setor”, afirmou Pimentel.
O Congresso segue até esta quinta-feira, 31 de outubro, e a SDE possui um estande no local, onde os participantes podem conhecer e esclarecer dúvidas sobre o estudo apresentado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




