Em Feira de Santana, operação apreende 30 aparelhos de som

“Quem tem a previsão de receber 100 como é que vai pagar 150? Deve fechar o exercício com déficit de R$ 50 milhões”. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Roberto Tourinho promove ações para coibir práticas ilegais em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Cerca de 30 aparelhos de som de veículos foram apreendidos nos primeiros dias da operação “Feira Quer Silêncio”, que aconteceu de sexta-feira (18/01/2013), a domingo, 20. A poluição sonora provocada por automóvel é uma das principais reclamações dos feirenses. A ação será contínua.

Dois automóveis foram levados para o Complexo Policial Investigador Bandeira, por apresentarem problemas na documentação, onde deverão permanecer até que a situação seja resolvida.

Todos os veículos inicialmente foram levados para o pátio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), onde a aparelhagem foi retirada e onde está, em segurança.

Além dos automóveis, a equipe esteve em templos religiosos,onde mostrou às lideranças que os seus equipamentos estavam emitindo som acima do permitido para a noite, que é de 60 decibéis, e em lojas de conveniência de postos de combustíveis.

O comboio, formado por mais 20 veículos e 50 pessoas percorreu vários bairros. A operação contou com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, entre outros órgãos.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, classificou a operação como extremamente positiva. “Atendemos o clamor da população e mostramos para as pessoas que gostam de exibir a potência da sua aparelhagem que o poder público está atento e vai resolver o problema”.

Ele garantiu que a tolerância será zero para este problema e que o Município não vai permitir que o silêncio seja quebrado por pessoas que não se importam em incomodar quem deseja descansar.

De acordo com o secretário, o primeiro sintoma de que a operação tinha obtido resultados positivos foi a diminuição, no sábado, 19, na quantidade de ligações para o telefone 156, na Secretaria de Prevenção à Violência, de pessoas reclamando deste tipo de poluição sonora.

O secretário Roberto Tourinho também destacou a participação da sociedade, que em alguns casos orientou a ação da equipe, ao ligar para o telefone 156, informando onde o problema estava acontecendo. “Esta parceria, com órgãos públicos e a comunidade, foi fundamental”.

Quem teve o aparelho de som apreendido pode ir à SMTT, onde vai ser orientado quais as providências a serem tomadas. Eles deverão responder processo com base no artigo 42, inciso 3, das Leis das Contravenções Penais.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading