O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), manifestou nesta quarta-feira (17/09/2025) seu repúdio à PEC 3/2021, aprovada na Câmara dos Deputados e que agora será analisada no Senado Federal. Em entrevista à TV Senado, Alencar afirmou que os deputados realizaram um “juízo de valor incorreto” ao aprovar o texto, que restabelece a exigência de autorização prévia da Câmara ou do Senado para abertura de processo contra parlamentares.
“Como senador da República, tem o meu repúdio essa emenda constitucional e o meu protesto. Acredito que foi uma falta de cerimônia e uma falta de respeito ao eleitor, ao povo brasileiro. Colocaram esse juízo de valor que acho incorreto”, declarou Otto Alencar.
Tramitação da PEC no Senado
O senador ressaltou que a PEC 3/2021 seguirá o rito regimental do Senado, com análise obrigatória na Comissão de Constituição e Justiça, podendo incluir audiência pública e a designação de relator.
Após a conclusão da análise na CCJ, a proposta será encaminhada ao Plenário do Senado, onde poderá ser apreciada pelos parlamentares de forma colegiada.
Protocolo da PEC no Senado
No final da quarta-feira, a Secretaria-Geral da Mesa informou que a PEC chegou da Câmara e foi protocolada oficialmente no Senado, sendo em seguida despachada à CCJ para início da tramitação legislativa.
*Com informações da Agência Senado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




