Mercosul adotará programas de agricultura familiar bem-sucedidos no Brasil

Brasília – Os acordos para levar a outros países do Mercosul experiências brasileiras bem-sucedidas foram um dos principais avanços da 14ª Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar no Mercosul, que terminou hoje (19/11/2010) em Brasília. Um protocolo assinado por Argentina, Paraguai e Uruguai permitirá que eles implantem o Programa de Aquisição de Alimentos, que contribuiu para a expansão da produção familiar no Brasil.

Por meio do programa, o governo brasileiro compra a produção de agricultores e pecuaristas familiares para distribuição em locais de insegurança alimentar, inclusão na merenda escolar e formação de estoques públicos. O programa está em andamento no país há mais de seis anos.

“Países como o Brasil mostram que políticas e investimentos corretos ajudam a melhorar a qualidade e segurança alimentar, permitindo que campesinos pobres possam participar da economia, comprando alimentos que não produzem e vendendo seus excedentes”, afirmou a diretora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para a América Latina e o Caribe, a dominicana Josefina Stubbs.

Segundo ela, no entanto, é um paradoxo que países em desenvolvimento, com muitas riquezas, também tenham tanta pobreza, principalmente no campo. A reunião ocorreu paralelamente à Conferência de Alto Nível sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. O evento contou com representantes dos governos e organizações sociais dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e do Continente Africano (África do Sul, Gana, Quênia, Zimbábue, Costa do Marfim e Ruanda), da China e da Índia.

A diretora do Fida – uma agência da ONU – disse que na reunião a cooperação dentro do Mercosul cruzou novas fronteiras, com os acordos firmados com países africanos. Além de transferência de tecnologia e conhecimento, o governo brasileiro disponibilizará uma linha de crédito, inicialmente de US$ 240 milhões para financiar máquinas e equipamentos agrícolas para agricultores familiares de Gana, do Quênia, Zimbábue, da Costa do Marfim e de Ruanda.

Durante a semana, ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário dos países do Mercosul participaram da conferência internacional e ressaltaram a importância do investimento intensivo na pequena agricultura, como forma de diminuir a pobreza e implementar as economias desses países em desenvolvimento.

*om informação da Agência Brasil

 


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading