Excesso de servidores comissionados na Câmara de Santa Maria da Vitória

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou nesta quarta-feira (29/06) procedente o termo de ocorrência lavrado na Câmara de Santa Maria da Vitória, sob a responsabilidade de Evanice Castro de Souza, em face do excesso de servidores comissionados no Legislativo, no exercício de 2010.

A relatoria determinou o desligamento dos servidores admitidos que exercem ilegalmente os cargos comissionados e imputou multa no valor de R$ 2 mil a gestora, que ainda pode recorrer da decisão.

A 25ª Inspetoria Regional de Controle Externo, em sua análise, detectou que dos onze funcionários em atividade, apenas quatro são efetivos, os demais, com ingresso no serviço público entre 2005 e 2009, são exercentes de cargos comissionados, e, ainda assim, dentre estes, apenas um exerceria a função de chefia, assessoramento e direção, como determina o inciso V, do art. 37, da Constituição Federal, revelando que 64% do quadro de servidores da entidade ingressaram no serviço público à revelia do concurso público.

A gestora teve amplo direito de defesa, apresentou seus esclarecimentos, contudo não conseguiu descaracterizar as irregularidades.

Íntegra do voto do relator do termo de ocorrência lavrado na Câmara de Santa Maria da Vitória. (O voto ficará disponível após conferência).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading