A greve dos professores das universidades estaduais da Bahia, que se estendeu por 66 dias no primeiro semestre de 2011, expôs de forma contundente os limites do direito de paralisação no serviço público essencial e seus efeitos diretos sobre a sociedade. O movimento resultou em interrupção prolongada do calendário acadêmico, cancelamento de processos seletivos — como o vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) — e prejuízos considerados irreversíveis para estudantes, vestibulandos e para o próprio planejamento educacional. O episódio reacende um debate recorrente no país: até que ponto o direito de greve pode se sobrepor à continuidade de serviços fundamentais financiados pelo contribuinte.
A paralisação, ocorrida na segunda metade do primeiro semestre, comprometeu não apenas o fluxo regular das atividades universitárias, mas também impactou diretamente a entrada de novos estudantes no ensino superior e atrasou o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Em casos concretos, como o da UEFS, a decisão de cancelar um ciclo completo de vestibular representa, na prática, a supressão de oportunidades educacionais e profissionais para toda uma geração.
Sob a perspectiva institucional, o prolongamento da greve revela uma contradição estrutural: o Estado reconhece a educação como prioridade absoluta, mas tolera interrupções extensas em sua prestação. Embora o direito de greve seja legítimo em regimes democráticos, sua aplicação no setor público — especialmente na educação — levanta questionamentos sobre proporcionalidade, responsabilidade e limites jurídicos e administrativos.
Do ponto de vista pedagógico, os efeitos também são significativos. O ensino superior é estruturado com base em planejamento anual e sequencial, o que torna praticamente inviável a recomposição integral de conteúdos após uma paralisação prolongada. Mesmo com a adoção de medidas compensatórias, como extensão de carga horária e reorganização do calendário, há comprometimento evidente da qualidade da aprendizagem e da absorção do conteúdo pelos alunos.
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (04/07/2011) ao Jornal Grande Bahia, o então secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, reconheceu os prejuízos decorrentes da greve, classificando-os como “imensos”, mas defendeu a capacidade das universidades de reorganizar o calendário acadêmico. Ao mesmo tempo, destacou a autonomia administrativa e financeira das instituições, o que, segundo ele, limita a atuação direta da Secretaria no processo de recomposição.
No entanto, a própria dinâmica de financiamento público coloca em xeque essa autonomia plena. Em uma estrutura estatal, o controle dos recursos permanece concentrado no Poder Executivo, o que, na prática, mantém a influência política sobre o funcionamento das universidades. Essa relação evidencia uma tensão permanente entre autonomia institucional e dependência orçamentária, elemento central para compreender a recorrência de conflitos como o registrado em 2011.
Confira a entrevista
Jornal Grande Bahia – Secretário, o senhor acaba de enfrentar um longo período de greve. O cidadão e os estudantes foram gravemente penalizados. Em Feira de Santana, a UEFS chegou a cancelar os vestibulares de um ano inteiro, em um passado recente, durante a sua administração. Até quando irá persistir esse tipo de política, em que o estudante é penalizado e a sociedade, que paga impostos, também é prejudicada? Após 66 dias, existe possibilidade de recuperar esse calendário?
Osvaldo Barreto – Existe. Claro que as universidades estão se organizando para recuperar o calendário. Conversei com todos os reitores, e todos estão trabalhando nesse sentido. Agora, é evidente que uma greve dessa natureza representa um prejuízo imenso para os estudantes. O movimento docente precisa refletir melhor antes de deflagrar uma greve, porque havia diálogo por parte do governo, e esse diálogo nunca foi interrompido.
Desde o ano passado, vínhamos negociando; a proposta já estava posta na mesa, e, sinceramente, não havia necessidade de paralisação. Evidentemente, em uma sociedade democrática, as pessoas e as categorias são livres para fazer greve, e o governo respeita esse direito. Contudo, é preciso reconhecer que uma greve dessa magnitude causa prejuízos significativos à sociedade e aos estudantes.
JGB – Mas não se trata de um ou dois dias. Isso parece não ter paralelo no mundo contemporâneo. Não vejo algo semelhante acontecendo em outras partes do mundo. A nossa democracia é mais avançada ou mais…?
Osvaldo Barreto – Exatamente. Mas quero destacar o seguinte: não havia necessidade dessa greve. Trata-se de um prejuízo evidente. Quando se fala de uma universidade que cancela vestibulares, isso implica aumento expressivo do custo por aluno. São sonhos interrompidos e custos elevados para a sociedade, pois a universidade passa a operar com menos estudantes, mantendo praticamente os mesmos custos fixos — professores, estrutura —, mas com menos alunos e menos aulas.
JGB – O senhor preparou uma equipe de trabalho para acompanhar a recuperação desses 66 dias de greve?
Osvaldo Barreto – As universidades têm autonomia. Não posso interferir diretamente na sua gestão, mas estamos acompanhando a retomada do semestre e os desdobramentos acadêmicos. Evidentemente, sem poder determinar como cada instituição irá se organizar.








Deixe um comentário