
Na página da rede social Instagram, o cantor Caetano Veloso criticou o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), pela falta de pagamento dos direitos autorias de músicas executadas em eventos promovidos pelo município.
— Salvador foi eleita a “cidade da música” pela Unesco e é a capital brasileira que mais promove festas e eventos ao longo do ano. Porém, a prefeitura da cidade é desrespeitosa e prejudicial com os autores, pois os direitos autorais de eventos públicos, como o Carnaval e o Réveillon, não são pagos devidamente. — Diz Caetano Veloso
Segundo o artista, o débito há dois anos era de cerca de R$ 30 milhões. Em 2014, foi proposto que a prefeitura pagasse R$ 8 milhões, mas a proposta foi recusada pelo prefeito ACM Neto.
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) moveu inúmeras ações e continua acionando a gestão de ACM Neto e tentando um diálogo. Porém, a prefeitura não se dispõe a negociar, comentou Caetano Veloso.
Caetano Veloso conclui a postagem declarando: “Precisamos nos mobilizar para enfrentar esse absurdo. A pressão é fundamental para revertermos esse quadro.”.
A publicação ocorreu em 29 de janeiro de 2018.
Denúncia
Além de Caetano Veloso, diversos artistas apoiaram o protesto. Um dos primeiros a denunciar o desrespeito promovido pela gestão do prefeito ACM Neto com relação a produção dos artistas foi o conselheiro União Brasileira de Compositores (UBC) Manno Góes.
Confira vídeo










