
‘Golpe de Estado: o espírito e a herança de 1964 ainda ameaçam o Brasil’ é uma obra atual, que analisa reflexos do totalitarismo ideológico do Golpe Civil/Militar de 1964 no cotidiano da Nação.
O livro relata como elementos estruturais da Ditadura de 1964 se estende até os dias atuais, quando parte da população, insuflada pela mídia golpista, bate panelas e desfila nas ruas com palavras de ordem, bem parecidas com os movimentos conservadores e reacionários de 1964, que, atualmente, agem disfarçadas pelo necessário combate à corrupção. Neste contexto, destaca-se o fato da Ditadura Militar ter sido instaurada com o apoio da elite civil, que usou as Forças de Repressão do Estado para impor a vontade da minoria da população sobre a maioria.
No livro, os autores Palmério Dória e Mylton Severiano demostram como a desconstrução social dos Governo Militares penalizou o povo, com educação sucateada, violência policial crescente, marchas reacionárias, apenas possíveis num governo democrático, que clamam ferozmente pela volta dos militares e da opressão; um dia-a-dia marcado pelo autoritarismo e pela exclusão, uma política neoliberal que destruiu empresas nacionais; um mercado que reduziu a cultura mais legítima a puro pó.
Meio século depois do Golpe Militar, depoimentos reveladores e comoventes de quem viveu aquele tempo e reflete sobre os atos atrozes e sua herança, ainda capaz de dificultar a possibilidade de o Brasil – um dos maiores e mais ricos países do planeta – tornar-se autônomo e desenvolvido.
Os escritores Palmério Dória e Mylton Severian vivenciaram a Ditadura Militar e momentos posteriores do Brasil. O relato deles permite a construção de contundente análise que, em 32 capítulos, condensa a memória assustadora e vívida de um período cujas sombras continuam a se estender negativamente sobre a vida atual do povo brasileiro.
O prefácio do livro ‘Golpe de Estado: o espírito e a herança de 1964 ainda ameaçam o Brasil’ é redigido pelo escritor Fernando Morais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




