ALBA: Deputado Targino destaca passagem do Dia do Professor

Targino Machado: É importante destacar que somente em 1947, portanto, 120 anos após a publicação do referido decreto imperial, em uma pequena escola situada na Rua Augusta, nº 1520, na cidade de São Paulo, implementou-se o Ginásio Caetano de Campos.
Targino Machado: É importante destacar que somente em 1947, portanto, 120 anos após a publicação do referido decreto imperial, em uma pequena escola situada na Rua Augusta, nº 1520, na cidade de São Paulo, implementou-se o Ginásio Caetano de Campos.

O deputado Targino Machado (DEM) protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma moção de congratulações a todos os docentes do Estado pela passagem do Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro de 2018.

Em sua moção, o democrata recorreu à história e destacou o surgimento do reconhecimento da profissão no Brasil. “Conta a história que, no dia 15 de outubro de 1827, data consagrada à educadora Santa Tereza D’Ávila, D. Pedro I, imperador do Brasil, baixou um decreto imperial extenso para a época, pois continha 17 artigos, criando o ensino elementar no Brasil, estabelecendo que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras, tratando também da    descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam participar e aprender, e até mesmo como deveriam ser contratados os professores”, frisa.

“É importante destacar que somente em 1947, portanto, 120 anos após a publicação do referido decreto imperial, em uma pequena escola situada na Rua Augusta, nº 1520, na cidade de São Paulo, implementou-se o Ginásio Caetano de Campos. Mas, devido ao longo período letivo do segundo semestre, que começava no dia 1º de junho e terminava no dia 15 de dezembro, contando com apenas dez dias de férias escolares, quatro dos seus professores, Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, tiveram a ideia de organizar uma parada para evitar a estafa e também para o congraçamento, análise e planejamento dos rumos para o restante do ano letivo. Assim, sugeriu-se a data de 15 de outubro”, contou o deputado Targino Machado em sua moção.

Apesar de ser uma profissão com larga história no país, o deputado critica a desvalorização do trabalhador da área. “O que se constata é que na prática nem os poderes públicos e nem as instituições educacionais privadas atribuem a devida importância a esta profissão, uma vez que os salários dos professores são precários, assim como as condições de trabalho”, aponta.

“A todos os professores e professoras do Estado da Bahia, saúdo através desta moção, desejando votos de dias melhores àqueles que nos ensinam a ler e escrever com tanta dedicação e carinho, traduzindo-se assim, em personagens essenciais na formação humana”, diz Targino.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading