Dados apresentados pelo Jornal A Tarde são infundados, diz Governo Colbert Martins

Em nota, divulgada nesta terça-feira (08/09/2020), a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana (SEC) esclarece que são falsos os números apresentados pela reportagem do Jornal A Tarde, com o título ‘Dados do Inep apontam erros e exageros na Educação em Feira de Santana’, divulgada na sexta-feira (05).

Confira teor da nota da SEC

Quanto ao questionamento do jornal que não encontrou no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, o Ideb de 120 escolas da Rede Municipal de Educação – de um total de 206 unidades de ensino, a secretaria de Educação de Feira de Santana reforça que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado pelo próprio Inep a cada dois anos e divulgado pelo Ministério da Educação.

A referida reportagem cita o número de 8.400 funcionários que estariam lotados em 80 escolas municipais, quando na verdade o número real é de 1.639 – dos setores administrativo e de apoio. Já o número de professores efetivos é de 2.258. Eles atuam nas 206 escolas da Rede Municipal de Educação.

De acordo com o Censo Escolar 2020, a matrícula da Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo, antigo Caic, localizado no bairro Feira VII, é de 1.025 alunos enquanto a reportagem do A Tarde cita para a mesma escola a matrícula de 789 estudantes. A mesma escola teria 268 funcionários, quando na verdade o número de servidores que nela atuam é de 92, dos quais 36 são professores.

Também no site do Inep é possível consultar normalmente a matrícula de 394 alunos da Escola Municipal Parque Brasil que, de acordo com a versão do jornal, seria de 532 alunos. Esta unidade de ensino localizada no bairro Conceição conta com um total de 23 funcionários, destes, 13 são professores: números bem distantes daquele apresentado pelo jornal, 221, que parece ter sido fabricado.

Da mesma forma não batem os números listados para a Escola Maria da Glória Carvalho Bahia – 225 alunos no site do Inep, 137 segundo o Jornal A Tarde. O número real de servidores desta unidade de ensino é 18, dos quais 8 são professores – enquanto o periódico atribui à escola 88 funcionários.

A matéria também cita 146 funcionários e 21 professores que trabalhariam na Escola Municipal Clóvis Ramos Lima, onde estariam matriculados 375 estudantes. O número verdadeiro é 50 funcionários, destes 24 são professores. E o número de alunos é 521.

Por fim, são também inverídicas as informações da Escola Municipal Chico Mendes – 288 funcionários e 43 professores para 662 alunos, lista o A Tarde. Os dados, de acordo com o Inep, são: 59 funcionários, dos quais 33 são professores, para 707 estudantes.

Quando menciona o Ideb, por exemplo, o Jornal A Tarde ignora que a Prova Brasil, um dos componentes que incidem no índice, é feita por um grupo de escolas, principalmente aquelas que tem matrícula superior a 20 estudantes no 5º ano do Ensino Fundamental.

Veja as explicações do MEC: “Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.”

No que diz respeito ao resultado do último Ideb para a Rede Municipal de Educação (avaliação feita em 2017 e divulgada em 2019), as escolas ficaram com nota 4,4 nas séries iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano, faltando apenas um décimo para atingir a meta projetada pelo Ministério da Educação, 4,5. A projeção considera que as escolas públicas vão evoluindo gradativamente e o próprio Mec estabelece uma meta a ser alcançada a cada biênio.

Nos últimos cinco anos, o Ideb da Rede Municipal subiu de 3,4, em 2013, para 4,0, em 2015; e para 4,4 em 2017. Isto garante ao conjunto das escolas um avanço sempre superior ao índice médio esperado para cada biênio – que é de 0,3.

No último exame, 80 escolas da Rede foram avaliadas – destas, 66 tiveram aumento em comparação ao índice anterior; 40 ficaram acima da meta esperada e três atingiram a nota esperada. Oito ficaram com o mesmo índice e seis escolas regrediram.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. É calculado com base nos resultados das provas de português e matemática aplicadas a cada dois anos e no fluxo escolar – taxa de aprovação, reprovação e ainda abandono dos estudantes.

Indicadores do aprendizado dos alunos de Feira de Santana das redes municipal e estadual, divulgados pela QEdu.
Indicadores do aprendizado dos alunos de Feira de Santana das redes municipal e estadual, divulgados pela QEdu.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading