
O município de Coração de Maria está mais alegre nesta sexta-feira (01/06/2012). Seus habitantes comemoram os 68 anos de emancipação política da cidade. Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou Moção de Aplauso nº 14.250/2012 na Assembleia Legislativa (AL). O documento foi inserido na ata dos trabalhos da Casa.
“Nesta data festiva quero aplaudir o município de Coração de Maria e a população mariense pelo aniversário de emancipação política e desejar-lhes cada vez mais força para enfrentar as adversidades”, declara a parlamentar.
Banhado pelo rio Pojuca, o território onde está instalado o município de Coração de Maria pertencia às cidades de Santo Amaro da Purificação e Irará. A área começou a ser povoada em meados do século XIX, quando João Mota, Nacriono Ferreira e Antônio Daltro construíram a capela do Santíssimo Coração de Maria.
Consolidando a fé cristã no lugarejo, o missionário jesuíta Paulo deu início à construção da igreja matriz local em 1848. No ano de 1853 a localidade foi elevada ao nível de freguesia. O desmembramento de Santo Amaro da Purificação ocorreu em 1891 e em seguida o território foi elevado à categoria de vila com o nome da capela local.
No ano de 1892, a denominação da localidade passou a ser apenas Coração de Maria. Por volta de 1940, os marienses sofreram ao ver o seu município ser extinto e anexado como distrito de Irará. Em 1944 o então distrito reconquistou sua autonomia e voltou a ser município. Os distritos de Itacava e Retiro compõem o território mariense.
A economia do município tem a agricultura, com destaque para o cultivo da mandioca, e a pecuária como componentes. Os festejos juninos são marca da cultura local. Graça Pimenta solicitou que a Moção de Aplauso chegasse ao conhecimento da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e das lideranças políticas do município.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




