As mudanças na administração de Tarcízio Pimenta em Feira de Santana estão em curso. Após as exonerações de Edson Borges e Maurício Carvalho, a administração municipal demite o braço direito de José Ronaldo, o secretário de governo Geraldo Sampaio.
Segundo nota oficial, Geraldo Sampaio é substituído pelo advogado Celso Pereira. Colberzista histórico, Pereira foi vereador e ocupou secretarias durante as gestões dos falecidos José Falcão e Colbert Martins, pai do ex-deputado, médico e professor universitário, Colbert Filho (PMDB).
Pimenta e Martins
O ingresso de uma pessoa ligada à família Martins no governo de Pimenta é a confirmação do obvio, a ruptura com José Ronaldo esta em curso, e Pimenta desenha um novo gabinete para a segunda metade do governo.
Diferente de seus antecessores, Tarzício têm se mostrado aberto ao dialogo com segmentos que lhe fazem oposição e tenta abstrair as melhores ideias para a sua administração. Em uma clara alusão de busca por canais de interlocução com a família Martins, o assessor de Colbert, Adilson Simas, recebeu verbas publicitárias em seu amador blog, durante boa parte do governo atual.
Colbert Filho é persona non grata no governo de Wagner, que o considera um traidor. O PMDB baiano esta rompido com o PT e vai buscar espaço próprio nas eleições municipais de 2012. Em alguns lugares, deve lançar candidato próprio a prefeito e em outros deve fazer composições. É, provavelmente, o caso de Feira de Santana.
Sem recurso, mandato e prestígio político, Martins busca aliança com o governo de Pimenta na tentativa de regressar ao Congresso Nacional em 2015. Neste processo, ele poderá ser convidado a compor como candidato a vice-prefeito de Pimenta em 2012.
Ronaldo x Tarcízio
José Ronaldo não comenta, mas seus movimentos apontam na direção de uma candidatura ao governo municipal. Ele foi prefeito de Feira de 2000 a 2008, pelo (PFL/DEM). Na última eleição em 2010, obteve na condição de candidato ao senado, cerca de 220 mil votos em Feira, e mais de um milhão na Bahia. Analistas dão como certa a sua candidatura a prefeito. Tarcízio, percebendo os movimentos, do ainda aliado, tenta construir um governo com a sua cara. Ou seja, menos sectário e mais aberto ao diálogo com as forças opositoras, e com os segmentos organizados da sociedade. Neste processo vai demitindo as pessoas historicamente ligadas a José Ronaldo.
Nota oficial da PMFS ‘Mudança no secretariado municipal; Novos secretários empossados’
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social terá novo comando a partir desta sexta-feira (04/02/2011). A vereadora Gerusa Sampaio assume a vaga do também vereador, Maurício Carvalho.
Outra mudança vai ocorrer na Secretaria Municipal de Governo. Geraldo Sampaio será substituído pelo advogado Celso Pereira. A nomeação dos novos secretários será publicada nesta sexta-feira, em jornal de circulação local.
De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, o vereador Maurício Carvalho retorna à Câmara Municipal com a missão de ser o líder do Governo. A vice-liderança vai ficar com o vereador Antônio Carlos Passos Ataíde.
A posse da secretária Gerusa Sampaio será na próxima segunda-feira (7), às 10 horas; enquanto Celso Pereira será empossado na Secretaria de Governo às 17 horas, no Paço Municipal Maria Quitéria.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




