Representantes de todos os estados brasileiros, entre estudantes, pesquisadores, agentes públicos, empresários e legisladores estão reunidos em Brasília, até esta sexta-feira (25/11/2011), para participar da 2ª Conferência do Desenvolvimento, organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
O principal objetivo do encontro é promover discussões para informar, difundir e incentivar reflexões sobre o desenvolvimento nacional e sua irradiação para todas as regiões do país. Para isto, os debates estão sendo realizados a partir de eixos estratégicos como a inserção internacional soberana, macroeconomias, fortalecimento do estado democrático, estruturas tecnoprodutivas integradoras, infraestrutura econômica, social e urbana, proteção social e garantia de direitos e sustentabilidade ambiental.
Representando o Governo do Estado, Edson Valadares, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), avalia que a sistematização do conteúdo produzido nestes dias será “imprescindível para uma reflexão apurada sobre os arranjos institucionais mais apropriados para integrar as iniciativas do Estado, mercado e sociedade em torno de um modelo de desenvolvimento includente”.
“Será também importante a construção de entendimento que reavalie e indique novas proposições sobre a superação do atual desequilíbrio regional, que tem privilegiado o Sul e Sudeste e pouco olhado para as demais regiões do Brasil”, acrescentou Valadares.
Além do Codes-BA, o Governo da Bahia também marcou presença na 2ª Conferência do Desenvolvimento com palestra de Vitor Lopes, gerente de Estudos e Assessoramento Econômico da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Integrando a mesa de debate sobre o papel das instituições financeiras de fomento do desenvolvimento, Lopes abordou os bons resultados da instituição por meios de suas linhas de financiamento.
O evento conta com mais de 1000 palestrantes, cerca de 260 mesas redondas sobre as mais variadas temáticas e 260 trabalhos inéditos sobre desenvolvimento. Além disso, o evento conta com 40 estandes, lançamento de 70 livros sobre temas correlatos e, ainda, mostra cinematográfica.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




