No dia 7 de dezembro de 2011 foi divulgado o resultado do processo seletivo 2012, para o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, onde o jornalista e diretor do Jornal Grande Bahia, Carlos Augusto Oliveira da Silva, pontua na 11ª posição do processo, sendo habilitado como mestrando regular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O processo seletivo 2012 envolveu 61 pessoas graduadas em diversas áreas do conhecimento e contou com cinco etapas: envio de documentação e projeto de pesquisa, prova escrita sobre conhecimentos específicos (eliminatória), prova de proficiência no idioma inglês (classificatória), entrevista (eliminatória), e avaliação do currículo e projeto de pesquisa (classificatória). Dos 61 inscritos, foram classificadas, após a prova de conhecimentos específicos, 20 pessoas. Ao final do processo de seleção foram classificados para o ingressar como aluno regular do mestrado 12 inscritos.
“Conhecer a Instituição, apresentar um projeto de pesquisa dentro dos objetivos do mestrado, obedecendo aos critérios científicos, e normas da ABNT, aliado a um preparo vindo da leitura da bibliografia passada através do edital, foram fundamentais para que obtivesse sucesso na seleção. Quem quer seguir na carreira acadêmica deve observar criteriosamente e adequar o projeto a linha de pesquisa selecionada.”, comenta Carlos Augusto, sobre o processo de inscrição.
Carlos Augusto explica que pontuou em segundo lugar na prova escrita na linha de pesquisa ‘Desigualdades Sociais e Políticas de Desenvolvimento Territorial’, e que também obteve boa pontuação na prova de Inglês. Mas, a pouca produção científica terminou contribuído para que, na classificação final, obtivesse o 11º lugar. “Acredito que no mestrado terei oportunidade de produzir com qualidade e publicar artigos em revistas científicas.”, afirma.
Desde o primeiro semestre de 2011, Carlos Augusto vinha cursando o mestrado na UFRB, na condição de aluno especial. Oportunidade em que pode conhecer a instituição e as linhas de pesquisa. “Nesse processo, foi fundamental o apoio do professor doutor Fernando Cardoso Pedrão que, com humildade e paciência, buscou transmitir os ensinamentos à minha pessoa. No primeiro semestre cursei a disciplina Teoria Política: Estado, Sociedade e Políticas Públicas (2011.1), no segundo semestre cursei Economia Política Regional e da Cultura (2011.2).”.
Banca
A banca de avaliação do processo seletivo foi composta pelo professor Dr. Osmundo Pinho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS); Professor Dr. Xavier Gilles Vatin, diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); e professor Dr. Nilson Weisheimer, presidente da Comissão de Seleção.
Agradecimentos
Carlos Augusto finaliza agradecendo a todas as pessoas que de forma direta e indireta contribuíram para o sucesso pessoal e profissional. “Dedico esta vitória, de forma especial, aos meus pais José Augusto (JADS) e Lucy Oliveira, a minha filha, Carla Patricia; aos meus irmãos, Luís Cláudio e José Augusto Junior; a minha companheira, Alessandra de Paula; ao meu tio Fernando Oliveira, a minha amiga Vanuza Rios, e aos amigos Joilton Freitas, Valdo Oliveira e Delsique Borges”.
Frase
“Para transformar o mundo necessitamos de uma compreensão mais científica, mais intelectual, sem perder de vista os valores humanos nas múltiplas dimensões: materiais, sentimentais e espirituais.”, Carlos Augusto.
Confira imagens







Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




