
O vereador Roberto Tourinho fez críticas, na sessão desta segunda-feira (26/11/2012) da Câmara, ao anúncio de que não será realizado este ano tradicional Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento.
A festa acontece sempre durante o mês de dezembro. Tourinho disse que foi procurado por algumas pessoas que lhe confirmaram que este ano não haverá as comemorações.
Segundo as informações obtidas pelo vereador, o motivo seria o fato do secretário de Desenvolvimento Econômico Magno Felzemburg ser atualmente evangélico. Por isso teria resolvido suspender as comemorações.
Para Tourinho, é preciso se ter respeito por todas as opções religiosas. “A vontade do governante ou do gestor não deve interferir no sincretismo religioso de uma comunidade”.
Segundo ele, Feira de Santana não pode aceitar que um ocupante de cargo de confiança, circunstancialmente por uma posição pessoal e religiosa, prejudique um evento tradicional.
“Não podemos permitir que uma administração assuma naturalmente esse comportamento de não tolerar as religiões; espero que essa situação possa ser contornada e que os festejos de Santa Bárbara venham a ocorrer”, afirmou.
Banda New Hit, com músicos acusados de estuprar jovens, deve fazer show em Feira ainda este ano
O anúncio nos meios de comunicação de que a banda New Hit fará este ano um show em uma casa de eventos de Feira de Santana causou surpresa ao vereador Frei Cal.
O motivo do espanto é que nove integrantes da banda de pagode baiana New Hit foram presos acusados de estuprar duas adolescentes de 16 anos após um show na cidade de Rui Barbosa, no dia 26 de agosto.
No mês de outubro, através de um habeas corpus, os músicos foram soltos do Presídio Regional de Feira de Santana.
“Muitas coisas que a sociedade poderia estar pensando melhorar, que diz respeito, sobretudo a qualidade de vida do ser humano, parece que começou a ficar descartável”, observa.
Em sua opinião, “tudo que se opõe à moral, à personalidade, à ética e à decência termina ganhando repercussão no nosso Brasil, na nossa sociedade”.
Frei Cal lembrou que quando os integrantes do New Hit saíram da prisão, uma grande quantidade de jovens “aplaudiram, vibraram e valorizaram a banda, em frente ao Presídio de Feira de Santana”.
Precariedade da BA que dá acesso a Humildes vai ser tema de audiência com vice-governador Otto Alencar
O problema da precariedade da rodovia BA 513, que dá acesso ao distrito de Humildes, via povoado do Fulô, vai ser tratado com o vice-governador da Bahia e secretário de Infraestrutura do Estado, Otto Alencar.
A notícia foi dada pelo vereador Zé Curuca, na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara Municipal.
Ele informou que já marcou a audiência com o vice-governador e o encontro deverá ocorrer nos próximos dias. Além da questão da BA, o vereador, que representa o distrito de Humildes, vai pedir providências para outras medidas que visem o bem estar da população.
Zé Curuca não conseguiu a reeleição, mas afirmou que até o dia 31 de dezembro deste ano irá cobrar melhorias para o distrito de Humildes.
A BA 513 é de responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).
O vereador já vez diversos pronunciamentos na tribuna da Câmara cobrando o recapeamento da via. “Tem buraco que cabe até um Fusquinha na BA 513”, disse ele nesta segunda.
Ele lembrou que a TV Subaé realizou, recentemente, uma reportagem na BA 513, mas apesar disso o Derba não se sensibilizou com os reclames dos transeuntes e moradores do local.
Deputados da Comissão de Saúde da AL solicitados a fazer visita ao HGCA
Os deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembléia foram solicitados, pelo vereador Ailton Mô, para que façam uma visita ao Hospital Geral Cleriston Andrade.
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Ailton Mô considera importante a visita para que se verifique as condições atuais de funcionamento daquele hospital.
Os representantes da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa fizeram ato público na última sexta-feira (23) para lançar a campanha Assine Mais Saúde, que visa a coleta de assinaturas para apresentação de projeto de iniciativa popular no Congresso.
A proposta é que de todo o PIB (Produto Interno Bruto) arrecadado no país, possa ser destinado 10 por cento para a saúde.
Ailton Mô avaliou como importante a presença dos deputados José de Arimatéia (presidente) e Graça Pimenta (vice) no evento. Também estiveram presentes vereadores e o deputado Carlos Geilson.
Ailton Rios informou que as pessoas e entidades interessadas em colher assinaturas podem procurar o seu gabinete.
O vereador Lulinha parabenizou o colega “pelo bom trabalho que vem realizando como presidente da Comissão de Saúde”.
Ele também fez questionamentos à comissão da Assembleia Legislativa sobre o atendimento no Cleriston Andrade, tema frequente de seus pronunciamentos no plenário da Câmara.
Flexada Indoor: vereador reclama de engarrafamentos e sujeira na BR 324
A organização da festa Flexada Indoor, ocorrida no último domingo (25), no Parque de Exposições João Martins da Silva, foi alvo de críticas nesta segunda-feira (26) pelo vereador Marialvo Barreto.
Segundo ele, ontem à tarde, ao levar a esposa dele ao aeroporto de Salvador, ficou cerca de 40 minutos em um engarrafamento na BR 324, devido ao evento.
“Eu não sou contra fazer festa de camisa e carregar o dinheiro de Feira de Santana. Agora, não tinha Polícia Rodoviária, Via Bahia nem nada; passei 40 minutos para atravessar três quilômetros no trecho compreendido entre o viaduto do Clube Cajueiro e a rotatória do Parque de Exposições”, bradou.
Em seu entendimento, há um abuso em festa nesse formato. “A sujeira está lá, ainda não a tiraram. Vem aqui, faz a Flexada, leva o dinheiro de Feira espetado na flecha e deixa o problema aí”. O petista observa que “isso é querer fazer festa na casa dos outros botando os outros para pagarem a bebida e a comida”, disse Marialvo.
Vereador diz que a Câmara deve apurar se algum integrante da Casa fez oferta por virgindade de jovem
A informação dada por veículos de comunicação de que um vereador de Feira de Santana teria oferecido R$ 35 mil pela virgindade da jovem Rebeca Bernardo Ribeiro, de 18 anos, moradora do município Sapeaçu, no Recôncavo baiano, causou indignação ao vereador Lulinha, que se manifestou sobre o assunto na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara.
Conforme o site Bahia Notícias, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Band, Rebeca afirmou que o político pediu para que sua identidade não fosse revelada. A jovem decidiu leiloar a virgindade por meio de um vídeo postado na internet, no dia 16 deste mês.
Para o vereador Lulinha, a notícia é preocupante, “porque macula a imagem da Câmara, e os edis do sexo masculino ficaram mal vistos”. Pondera que existem na Casa 18 vereadores e como não citaram o nome do suposto responsável pela oferta, até que se prove o contrário, todos são suspeitos. “As pessoas lá fora ficam dizendo: será que foi fulano? Será que foi beltrano?”, declarou.
Em sua opinião, antes de a imprensa citar a Câmara de Feira de Santana, deveria informar o nome do vereador, para “não atingir aos de moral e respeito”. Lulinha ressaltou que vereadores inocentes e de reputação ilibada não podem ser vítimas de chacotas.
Ele recomendou à Procuradoria Jurídica da Câmara que faça uma investigação do fato para que apareça o nome do vereador que teria feito “essa proposta indecente a jovem Rebeca”.
Em consonância com o pronunciamento de Lulinha, o vereador Carlito do Peixe sugeriu que o procurador jurídico do Legislativo feirense ou uma comissão de vereadores vá até a cidade de Sapeaçu, pedir ao delegado que possa ouvir Rebeca e seja revelado o nome do edil que teria sido responsável pela oferta.
Câmara cria comissão para apurar se vereador fez oferta por virgindade de garota
O presidente da Câmara, Ribeiro, criou uma comissão para apurar a informação dada pela jovem que está leiloando a virgindade na Internet, de que um vereador de Feira de Santana lhe teria feito uma oferta de R$ 35 mil.
A revelação por parte da jovem Rebeca Bernardo Ribeiro, foi feita em um programa jornalístico da TV Bandeirantes de Salvador, sob apresentação do radialista Uziel Bueno, na última sexta-feira (23).
A garota, de 18 anos de idade, teria afirmado, na entrevista, que um vereador feirense lhe teria feito a melhor oferta por sua virgindade, até então.
Após pronunciamentos dos vereadores Lulinha, Justiniano França e Carlito do Peixe, sobre o assunto, na sessão desta segunda-feira (26), o presidente da Casa decidiu criar uma comissão para apurar o fato.
O grupo é formado pelos vereadores Justiniano França, Carlito do Peixe, Roque Pereira e Roberto Tourinho. A viagem deve ocorrer na próxima quinta-feira, quando não acontece sessão legislativa.
“Temos filhas, esposas, mães. Não podemos admitir que uma notícia dessa natureza permaneça sem esclarecimentos”, disse Ribeiro.
Sua recomendação é de que a comissão vá até a delegacia de polícia de Sapeaçu e peça às autoridades que convidem a jovem para “apresentar o nome do vereador que fez a oferta, se é que isto ocorreu”.
Demissões e critérios de seleção pública levam servidores do SAMU a fazer protesto
Funcionários do SAMU lotaram as galerias da Câmara de Feira de Santana nesta segunda-feira (26).
O grupo compareceu ao Legislativo para solicitar o apoio dos vereadores. O movimento é contra as demissões e também em alerta a critérios que seriam incoerentes no edital de seleção pública para contratação de 110 pessoas no órgão.
O presidente recebeu em seu gabinete seis integrantes do grupo que se encontrava nas galerias. Após o encontro, o líder da bancada governista, vereador Bastinho, articulou uma audiência do grupo com o prefeito Tarcízio Pimenta, que deverá receber o pessoal para discutir sobre as reclamações.
Coordenador do serviço de enfermagem do SAMU de Feira por seis anos, o delegado sindical Ediclécio Mendonça recebeu permissão do presidente Ribeiro para que pudesse fazer um pronunciamento de 10 minutos sobre o assunto, na Casa da Cidadania.
Quanto ao processo seletivo anunciado recentemente, Mendonça observa risco no fato de que está sendo preparado às vésperas da substituição do prefeito.
Funcionários demitidos recentemente e que têm larga experiência no serviço estão impedidos de participar. Ele questiona outros pontos do edital. Vê problema, por exemplo, na primeira fase, de apresentação de currículo: será considerado habilitado à etapa seguinte todo candidato que venha a atingir 50% de pontos.
Também acha prejudicial que a entrevista seja etapa eliminatória. “Um candidato com um bom currículo pode perder a vaga para alguém que, subjetivamente, possa ser melhor avaliado na entrevista”, pondera.
Disse que as demissões ocorridas antes e depois do período eleitoral, sem causa, “dão a entender que são motivadas por retaliações políticas”. Por outro lado, a contratação de alguns servidores, conforme o sindicalista, não obedece a qualquer critério de seleção.
“Enfermeiros foram contratados sem avaliação curricular. Alguns, profissionais de primeiro emprego”. Observa que como serviço de urgência e emergência, o SAMU deve contar com pessoal dotado de capacitação.
A regulação do atendimento nos municípios vizinhos – regionalização do SAMU – pela unidade de Feira de Santana também preocupa. “As cidades estão atrasadas nos procedimentos”, afirma.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram




