Na eleição de 2014 o principal oponente de Rui Costa foi ACM Neto; eleito governador, Costa tenta esvaziar liderança magalhista

Governador Rui Costa e prefeito ACM Neto disputam projeto de liderança política.
Governador Rui Costa e prefeito ACM Neto disputam projeto de liderança política.

Diferente de Jaques Wagner, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), articula apoio ao governado do estado condicionando as legendas a retirada de apoio ao prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto). Durante o governo Wagner os apoios eram restritos as votações na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Mas, Rui Costa, vislumbrando a própria reeleição, e um projeto político/partidário mais coeso, tenta formular alianças mais articuladas do ponto de vista de projeto político.

Crise com o PDT

A aliança definida entre PTN e o governo Costa ocorreu em articulação ao projeto político. Com apoio do PTN ao governo do Estado, e oposição ao prefeito de Salvador. Uma aliança com o PDT era articulada na mesma direção. Mas, em menos de 24 horas ocorreu uma crise. O PDT, através das executivas nacional e estadual, confirmou apoio a Costa, deixando subentendido um afastamento da gestão do prefeito ACM Neto. Poucas horas após a confirmação do apoio, uma notícia veiculada no Jornal Folha de São Paulo falava em ruptura e demissão da secretária estadual de agricultada, indicada pelo partido.

Segundo a Folha, a secretária da agricultura do estado, Fernanda Ferreira Mendonça, indicada pelo partido para assumir a pasta, deve ser exonerada em decorrência da falta de apoio político. O jornal revela que a demissão é uma questão de tempo. Mas, o fato da secretária municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda de Salvador, Andrea Mendonça (PDT) não ter seguido a orientação da executiva par romper com ACM Neto, foi principal motivo da crise envolvendo o PDT e o governo Costa.

No jogo do poder, Marcelo Nilo, atual presidente da ALBA, busca mais uma reeleição com o aval governista. Mas, a crise política pode conduzir Nilo a ter que enfrentar um concorrente governista à presidência do legislativo. Neste processo, início de governo, o PDT estadual pode ter o poder político significativamente diminuído.

Golpes foram sentidos

A constante presença de ACM Neto no horário eleitoral da campanha de 2014, destinado a candidatura de Paulo Souto ao governo do Estado, objetivava duas finalidades, a primeira era projetar a imagem do Neto do magalhismo, e a segunda finalidade era renovar a desgastada imagem das oposições na Bahia.

Soma-se a esta articulação, o episódio com a revista Veja, quando, sem qualquer fundamento ou documentos que comprovassem as afirmações, mentiras acusatórias foram publicadas contra o então candidato Rui Costa. A farsa, pouco tempo depois, foi revelada, e o estrago midiático foi contido.

Ao vencer as eleições de 2014, Costa mira a liderança de Neto e articula o esvaziamento, e isolamento do magalhista. A favor do governador, o tempo. Restam apenas 22 meses para ACM Neto enfrente as urnas eleitorais. O resultado da eleição de 2016 é importante componente para que o Magalhista possa enfrentar a reeleição de Costa, em 2018.

Pelas articulações, observa-se que governador trabalha para derrotar o magalhista, ou ver diminuída a possibilidade de vitória em 2016.

PMDB

Observando a cena, o líder estadual do PMDB Gedddel Vieira Lima cobra espaço e uma aliança mais efetiva entre o PMDB e o DEM da Capital. Nos bastidores, comenta-se que Geddel almeja o cargo de vice-prefeito. Ele avaia que Neto deve deixar um possível segundo mandato para enfrentar Rui Costa, em 2018.

Leia +

Em nota, executivas nacional e estadual do PDT declaram apoio político a gestão do governador Rui Costa

PTN adere ao governo Rui Costa. Como vai se posicionar o líder do partido em Feira de Santana, deputado Carlos Geilson?


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Tags





Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading