Mototaxistas defendem, em encontro estadual na ALBA, fiscalização e integração com outros tipos de transporte

Mototaxistas participam de encontro estadual na ALBA.
Mototaxistas participam de encontro estadual na ALBA.
Mototaxistas participam de encontro estadual na ALBA.
Mototaxistas participam de encontro estadual na ALBA.

O Encontro Estadual de Mototaxistas, ocorrido hoje (13/08/2018), no Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), definiu uma série de encaminhamentos da categoria para os poderes públicos. A integração com os outros tipos de transporte é uma das reivindicações da categoria, assim como a fiscalização dos clandestinos.

De acordo com um dos organizadores do evento, o secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, “será discutida com a CCR a integração do metrô. Pois é necessário instalar pontos de mototaxi nas estações de metrô”, afirmou. Ele também frisou que as principais prefeituras do estado precisam instalar pontos de mototáxi nas cidades; fazer valer a regulamentação e fiscalizar os clandestinos”. Outra pauta da categoria, segundo ele, é a isenção de impostos, como o IPI e ICMS. “Hoje é um dia importante na luta pela valorização do mototaxista”, frisou.

De acordo com o vice-líder do Governo no Estado da Bahia, Angelo Almeida (PSB), “os mototaxistas contribuem para a segurança no trânsito e para a mobilidade urbana. Quando um mototaxista devidamente regularizado faz o transporte de uma pessoa, isso reduz bastante a possibilidade de acidentes”.

Segundo o presidente da Fenamotos e Aspromots, Osvaldan Tupyassu, “muita coisa vai mudar a partir de agora para a categoria”. De acordo com ele, “a nossa luta também é para a regulamentação nacional, de 2009, virar uma realidade nos municípios”.

Os mototaxistas pleiteiam também, dentre outras reivindicações, a diminuição da quantidade de vistorias feitas durante o ano pelo Detran e financiamento do Dseenbahia e outras instituições de crédito para a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e para outras demandas.

Também participou do evento o líder do Governo na Assembleia, Zé Neto (PT).

O encontro é uma realização da Federação Nacional dos Mototaxistas (FENAMOTOS), Associação dos Profissionais Mototaxistas de Salvador (ASPROMOTS), Sindicato dos Trabalhadores Mototaxistas da Bahia (SINTRAMOTOS).

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10938 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.