Em 1988, um comercial para o Jornal Folha de São Paulo, criado pela W/Brasil de Washington Olivetto, abordava a ascensão do nazista Adolf Hitler na Alemanha, a manipulação da realidade e a função do jornalismo independente.
O vídeo-publicitário inicia a narrativa como foco em pequenos pontos pretos, de uma foto reticulada, afastando-se aos poucos até revelar um rosto, enquanto a locução dizia:
“Este homem pegou uma Nação destruída. Recuperou a economia e devolveu orgulho a ao povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil. Este homem fez o Produto Interno Bruto crescer 102%.”
No final do comercial, o rosto era de Adolf Hitler e a locução alertava:
“É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a informação e o jornal que você recebe”.
Folha responde ao extremista
Observa-se que a Folha de São Paulo responde aos atos persecutório do extremista Jair Bolsonaro (PSL/RJ), evidenciado o que pensa dele e do discurso totalitarista que defende.
A matéria abordando a autonomia do veículo de comunicação, com relação aos governos, foi veiculada neste sábado (03/11/2018), com título ‘Independência da Folha inspirou campanhas de TV do jornal’.
Jair Bolsonaro e a doutrina nazista
Adolf Hitler e Jair Bolsonaro. O Jornal Folha de São Paulo ao responde ao extremista de direita Jair Bolsonaro, relembrando campanha publicitária em que aborda ascensão do líder nazista Adolf Hitler e a função de independência do jornalismo para o desenvolvimento da sociedade.
Observa-se que, da mesma forma que Jair Bolsonaro pretende fazer no Brasil, Hitler chegou ao poder e usou o Estado para perseguir veículos de comunicação.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




