
O Chefe do Estado-Maior do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil (2º DN) promove cerimônia em comemoração ao 73º aniversário de fundação do 2º Distrito Naval e promoção de Almir Garnier Santos à patente de Almirante de Esquadra. A solenidade ocorre na quarta-feira (28/11/2018), na sede do 2º DN, em Salvador.
Histórico do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil
No ano de 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi decretada a criação dos Comandos Navais, tendo sido Salvador designada para sede do Comando Naval do Leste. A denominação de Comando Naval do Leste foi mantida até 1945, quando passou a ser “Comando do 2º Distrito Naval” (Com2° DN).
Após algumas mudanças de endereço, a 07 de junho de 1973, o Comando do 2º Distrito Naval mudou-se para as instalações da extinta Escola de Aprendizes Marinheiros, situada à Av. das Naus s/n – bairro Comércio, onde funciona atualmente. Dispõe de aproximadamente 150 metros de cais, grande área para cerimônias militares e um heliponto. o 2º Distrito Naval, a exemplo dos demais DN, é subordinado diretamente ao Comando de Operações Navais CON.
A área jurisdicional do 2° DN abrange mais de 1.100.000 quilômetros quadrados, aproximadamente 14% do território brasileiro, com cerca de mil quilômetros de confrontação com o Oceano Atlântico. A área terrestre sob jurisdição do 2º Distrito Naval é cortada pelo Rio São Francisco desde Pirapora-MG a Juazeiro-BA. O 2° Distrito Naval é o órgão do Comando que se destina, na sua área de jurisdição, a:
- a) Controlar o tráfego marítimo;
- b) Coordenar e prover apoio logístico às Forças em Operações;
- c) Propiciar a defesa da área em cooperação com os órgãos competentes do Exército e da Força Aérea (Patrulha Naval e a Defesa do Portos); e
- d) Realizar o socorro marítimo.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




