
O deputado estadual Alan Sanches (DEM), apresentou nesta quarta-feira (14/03/2019), requerimento ao Ministério Público Estadual (MPE) cobrando apuração de supostas irregularidades em anúncio de redução da fila da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a publicação da própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a central de regulação havia atingindo um patamar abaixo de mil pacientes na “fila” para procedimentos, o que representa redução de mais de 50%, se comparado ao mês de outubro de 2018.
“Seria motivos de muita comemoração, afinal é de conhecimento de todos que essa “fila” é um dos problemas que mais atormentam a população baiana que depende do SUS, da qual muitos dos pacientes não resistem à espera e vêm a óbito antes mesmo da prestação adequada de atendimento pelo Estado. Porém, informações chegadas ao nosso gabinete dão conta que a propagada redução pode ser resultado de uma alteração duvidosa no procedimento interno do órgão” lamentou o deputado.
Conforme o democrata explica, a denúncia é de que a Sesab estaria retirando da referida fila qualquer paciente que não apresente algum dos requisitos, como, por exemplo, um exame específico ou qualquer anomalia no relatório.
“Ou seja, a Central de Regulação do Estado da Bahia não teria aumentado o número de atendimentos regulados, mas sim retirado diversos pacientes da fila com base em critérios questionáveis”, reforçou.
“Ocorre que, o fato que mais alardeia é que isso tudo estaria acontecendo sem que, a Central de Regulação informasse a unidade médica que solicitou a regulação do paciente que estaria então retirando os pacientes inadvertidamente, com base em novos critérios, o que, sem dúvida, merece atenção do órgão fiscalizador, afinal estamos falando de vidas, que podem ser ceifadas, se comprovadas as supostas irregularidades”, bradou o parlamentar, conclamando o apoio do MPE na devida apuração.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




