O governador eleito Jerônimo Rodrigues e o vice-governador eleito Geraldo Júnior foram conduzidos à sessão solene dentro do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por uma comissão de deputados designada pelo presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes. Formaram o grupo os parlamentares Fabiola Mansur, Ivana Bastos, Neuza Cadore, Robinson Almeida, Rosemberg Pinto e Fabrico falcão.
Após a execução do Hino Nacional, o governador Jerônimo Rodrigues proferiu a leitura do juramento e, em seguida, o presidente da Alba convidou o 1º Secretário da Mesa Diretora, o deputado estadual Júnior Muniz, para a fazer a leitura do Termo de Posse e declaração de bens do governador, que assinou o documento às 8h42 e foi declarado empossado pelo presidente da Alba. Em seguida, o vice-governador Geraldo Júnior também foi empossado no cargo.
Confira principais trechos do discurso de posse do 52º governador da Bahia
Justiça social como bandeira de sua gestão
Em seu primeiro pronunciamento como governador da Bahia empossado para o quadriênio 2023/2026, Jerônimo Rodrigues destacou a sua origem humilde e trajetória até a chegada ao maior cargo político do estado. “Sou um homem trabalhador, vindo do interior da Bahia. Assumo com muita consciência e responsabilidade, o meu papel nessa luta secular por justiça social”, comprometeu-se Jerônimo.
Fortalecimento das áreas sociais
O governador Jerônimo Rodrigues disse neste domingo (1) que a sua reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) busca o fortalecimento das áreas sociais. Além da modernização da gestão, o governador defendeu a consolidação das áreas de controle interno das secretarias.
Jerônimo também relembrou em discurso a aprovação das medidas de socorro e apoio aos municípios e segmentos sociais atingidos pelas fortes chuvas do mês passado. “Não admitiremos que nada e nem ninguém ponha em risco a vida e a dignidade do povo da Bahia”, disse em referência à ação judicial para apurar as responsabilidades da Chesf pelo episódio da Barragem da Pedra.
Governar para todas baianas e baianos
Ao destacar em seu discurso a importância da unidade política, o governador Jerônimo Rodrigues fez uma afetuosa saudação aos parlamentares, prefeitos, vereadores, imprensa e representantes partidários. “Caminharemos juntos para realizar os projetos e enfrentar os desafios em prol do desenvolvimento dos 27 Territórios de Identidade”, afirmou.
Jerônimo disse ainda que vai fortalecer e aperfeiçoar o pacto federativo e a experiência dos Consórcios Públicos tendo como compromisso central da promoção da inclusão social, principalmente o combate à fome.
Defesa da democracia
O governador Jerônimo Rodrigues dedicou boa parte de seu discurso de posse para fazer uma significativa defesa da democracia. “Considero fundamental para a realização de todos os investimentos e transformações que colocaram a Bahia em um outro patamar de respeitabilidade externa e de desenvolvimento real”, disse Jerônimo em referência ao Programa de Governo Participativo como exemplo de uma administração comprometida com a igualdade e a democracia.
Jerônimo também ressaltou as belezas e riqueza naturais da Bahia como um estado de grande diversidade. O governador ainda assumiu o compromisso de estimular e estruturar a cadeia turística valorizando a diversidade cultural, como setores prioritários dialogando com os demais segmentos produtivos do Estado.
Compromisso da melhorar a educação do estado
Ao falar de sua trajetória na construção de programas de desenvolvimento do semiárido à época em que era secretário de Estado, o governador Jerônimo Rodrigues deu contorno em seu discurso ao compromisso de melhorar a educação pública na Bahia do ensino infantil ao Superior. “Estou convencido de que é preciso seguir investindo na escola e na sua permeabilidade com as demandas das comunidades”, disse ao destacar a valorização permanente dos profissionais de educação, infraestrutura escolar e projetos de assistência estudantil.
Ao citar o grande educador Paulo Freire, Jerônimo reafirmou que vai fazer das escolas “ambientes de diálogo democrático e de aprendizado criativo para as nossas crianças, adolescentes e jovens. Formar almas inclinadas à paz e à cidadania, ainda mais se estiver aliada ao esporte e à cultura, no seu sentido mais amplo e inclusivo”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




