Decreto de Intervenção Federal assinado pelo presidente Lula, neste domingo (08/01/2023), abrange o Distrito Federal e tem prazo de validade até o dia 30 de janeiro. Medida objetiva conter extremistas do golpismo do bolsonarismo que invadiram e destruíram o interior da sede dos Três Poderes da República, em Brasília. O decreto designa o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Capelli, como interventor.
“Não existe precedente ao que essa gente fez e, por isso, essa gente terá que ser punida”, afirmou Lula momentos antes de anunciar o decreto.
“Nós vamos inclusive descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram à Brasília e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e fascistas”, disse o presidente.
O presidente Lula chamou os invasores de “nazistas e fascistas” e disse que a esquerda nunca realizou atos desse tipo no Brasil.
“Eles vão perceber que a democracia garante direito de liberdade, livre expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”, afirmou.
Confira vídeo









