Crise entre GOB e GOB Bahia resulta em filiação para formação de novo Oriente Estadual e cisão com grupo liderado por Luciano Sepúlveda

A eleição do maçom Luciano Sepúlveda, conquistada por meio de decisão liminar proferida pela Justiça Estadual da Bahia, que lhe assegurou disputar e vencer o pleito realizado em março de 2023 para o cargo de grão-mestre de Grande Oriente do Brasil – Bahia (GOB Bahia), antigo Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB), é um dos pontos centrais para o conflito estabelecido com o Grande Oriente do Brasil (GOB), sob a direção do grão-mestre geral Múcio Bonifácio Guimarães, que atua com o ex-grão-mestre do GOB da Bahia Oscimar Alves Torres, atual delegado regional do GOB no estado da Bahia.

A crise entre GOB e GOB Bahia persiste em meio à cisão e reorganização das lojas. Neste contexto, fontes do Jornal Grande Bahia (JGB) enviaram documentos e relatos sobre o que transcorre no interior da mais antiga Potência Maçônica do Brasil.

Conforme relato, 116 Lojas faziam parte do GOB Bahia. Fração dessas Lojas e maçons assinaram pedido de filiação junto à Delegacia Regional do GOB, com a finalidade de formar novo Oriente Estadual da Bahia.

Em contramedida, cerca de 9 Lojas ligadas à direção de Luciano Sepúlveda publicaram decretos de ‘Persona Non Grata’, promovendo a expulsão de maçons alinhados com Oscimar Torres.

Neste processo, fica evidente que uma cisão está se formando entre as Lojas e maçons que faziam parte do GOB na Bahia.

Histórico de crise

Infere-se que a ruptura no interior de uma Potência Maçônica não é fato novo. Mas a crise entre GOB e GOB Bahia (antigo GOEB) possui um componente que a difere pelo fato de Múcio Guimarães, Oscimar Torres e Luciano Sepúlveda terem atuado como aliados na Eleição de 2019 para o grão-mestrado estadual da Bahia, quando manobraram para evitar a posse de Alexandre da Silva Monteiro para o cargo de grão-mestre estadual (GME) e Jorvan Andrade, como grão-mestre estadual adjunto (GMEA), fato que resultou na cisão do GOEB, com a fundação do Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB).

Outro ponto que chama a atenção é o que diz em manifesto assinado por Múcio Bonifácio Guimarães, soberano grão-mestre geral do GOB, no dia 18 de setembro de 2018:

— Na gestão que iremos iniciar no Grande Oriente do Brasil, entre outros princípios, vamos acolher a discordância, como forma de obter importantes ações de aprendizado e aprimoramento.

— A concordância faz com que permaneçamos estacionados. A discordância sadia faz com que cresçamos. Já ensinava Paulo Freire, que acolhia seu interlocutor, colocando a mão no seu ombro e estabelecia uma ligação e, assim, estimulava o crescimento do outro e de si mesmo. Depois, Paulo Freire, se fosse o caso, discordava, sempre aberto a acolher a discordância do outro, e, portanto, a aprender com ele.

Novas frentes

Poder e dinheiro estão também entrelaçados na relação entre GOB e GOB Bahia. Segundo fonte, cerca de R$ 1 milhão estava nas contas bancárias estaduais do antigo GOEB, valor que, em tese, passa a ser gerido pelo grupo de Luciano Sepúlveda. Ele também fica com os títulos de utilidade pública e com o histórico da entidade.

Em síntese, para aqueles que estão deixando o GOB Bahia para seguir Oscimar Torres, um longo e cansativo processo de formação de um novo Oriente Estadual está em curso. Nesta mesma ordem, a situação afeta o atual grão-mestre eleito do GOB Bahia e os que o seguem.

O que é a Maçonaria

Composta por personalidades de destaque da sociedade brasileira, a Franco-Maçonaria é uma entidade discreta que tem como finalidade a prática da fraternidade, o aprimoramento do espírito através do estudo filosófico e a promoção da filantropia entre os membros que a compõem e a sociedade.

Os membros, maçons, usam emblemas, distintivos e um código de sinais secretos para se reconhecerem. Eles praticam o respeito à religião por meio do ecumenismo e se organizam em Lojas autônomas, reunidas em Orientes Estaduais que, por sua vez, fazem parte de Potências Nacionais, estas últimas com vínculos com a comunidade maçônica internacional.

Leia +

Crise entre GOB e representação da Bahia resulta em desligamento de entidade maçônica estadual

Crise no GOB Bahia resulta em aprovação de Moção de Repúdio e criação de Delegacia Regional pelo Grande Oriente do Brasil

Luciano Sepúlveda comenta desfederalização decretada pelo Grande Oriente do Brasil contra o GOB Bahia e promete severa reação

Aspectos jurídicos da crise resultante da dissociação do GOB Bahia pelo Grande Oriente do Brasil são comentados pelo jurista Paulo de Tarso


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



2 responses to “Crise entre GOB e GOB Bahia resulta em filiação para formação de novo Oriente Estadual e cisão com grupo liderado por Luciano Sepúlveda”

  1. Sr. Carlos Augusto
    Li a sua matéria sobre a maçonaria baiana e solicito retificar a informação que teria havido um vencedor no pleito do mês de março último. O processo eleitoral para Grão Mestre Estadual esta “sub judice”, não foram contados os votos e, consequentemente, não foi proclamado o resultado. Portanto, não é verdadeira a informação de que houve um vencedor.
    Atenciosamente,
    Omar Torres

  2. Para esclarecimento, é o próprio Luciano Sepúlveda quem diz que venceu a eleição para grão-mestre do GOB Bahia realizada em março de 2022. Esse dado consta na matéria e no vídeo: ‘Luciano Sepúlveda comenta desfederalização decretada pelo Grande Oriente do Brasil contra o GOB Bahia e promete severa reação” <https://jornalgrandebahia.com.br/2023/05/luciano-sepulveda-comenta-desfederalizacao-decretada-pelo-grande-oriente-do-brasil-contra-o-gob-bahia-e-promete-severa-reacao/>


Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading