Uma severa reação de Luciano Sepúlveda, grão-mestre adjunto do GOB Bahia, foi desencadeada com a crise instituída entre o Grande Oriente do Brasil (GOB) e o Grande Oriente do Brasil – Bahia (GOB Bahia), antigo Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB), em função da publicação, na segunda-feira (08/05/2023), dos Decretos de nº 2127 e 2128 no Boletim Oficial de nº 19 do GOB, assinados pelo grão-mestre geral Múcio Bonifácio Guimarães, que promovem drástica interferência da Potência Nacional contra o Oriente Estadual, instituindo a desfederalização, criação da Delegacia Regional para o Estado da Bahia, designação do maçom Oscimar Alves Torres como delegado regional. Além de constar no Decreto nº 2128 a apresentação dos termos da Moção de Repúdio nº 001.
Histórico dos fatos
Nota-se que, Oscimar Torres e Luciano Sepúlveda eram aliados e que ambos atuaram em conjunto na eleição ocorrida em 2019 no, à época, GOEB, atual GOB Bahia, contra a posse de Alexandre da Silva Monteiro para o cargo de grão-mestre estadual (GME) e Jorvan Andrade, como grão-mestre estadual adjunto (GMEA), fato que resultou em cisão do GOEB, com a fundação do Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB).
Neste contexto, com a Eleição de 2023 para direção do GOB Bahia, cuja vitória foi assegurada à Luciano Sepúlveda, através de ação que tramita no Poder Judiciário Estadual da Bahia (PJBA), em decisões liminares que desfavoreceram interesses de Oscimar Torres, grão-mestre do GOB Bahia, culminado com o fato das decições judiciais estarem em desacordo com o que entende a Potência Nacional, qual seja, de vetar a candidatura de Luciano Sepúlveda, uma nova crise irrompe no Oriente Estadual da Bahia com fatos surpreendentes.
Troca de insultos
Segundo fonte do Jornal Grande Bahia (JGB), com a publicação dos Decretos de nº 2127 e 2128, uma grave altercação verbal ocorreu entre Múcio Bonifácio Guimarães e Luciano Sepúlveda. “A situação chegou ao extremo de se cogitar registro policial”, disse a fonte.
O severo discurso do grão-mestre adjunto
Para além disso, um vídeo foi encaminhado, por fonte ao JGB, no qual Luciano Sepúlveda, sem citar nomes, mas tendo como alvos o GOB e o grão-mestre geral Múcio Bonifácio Guimarães, promove discurso reativo contra as medidas tomadas pela Potência Nacional contra o Oriente Estadual.
Confira a seguir, o que disse e o que promete Luciano Sepúlveda:
— Fomos surpreendidos no dia de ontem (08/05/2023) com a publicação de um decreto que, de forma ilegal, impõe a saída do GOB Bahia da Federação Maçônica do GOB. Esse totalmente descabido causou alvoroço, inquietação a todos nós.
— É por isso que venho lhes trazer esclarecimentos e principalmente tranquilizá-los pois do ponto de vista maçônico conforme consta em nossa constituição a Federação Bobiana é indissolúvel, portanto, não pode haver desfederalização de nenhum grande Oriente. Aliás de tão esdrúxulo esse termo nem existe na legislação do GOB do ponto de vista jurídico e segundo a legislação brasileira a exclusão de qualquer pessoa seja física ou jurídica de uma associação depende do cumprimento de requisitos que não foram observados no decreto e vão muito além da vontade e do desejo daqueles que pensam que podem decidir sobre a vida alheia.
— Em duzentos anos de história Todas as crises separatistas partiram de quem pretendia sair da federação. Ao que parece, o ineditismo, dessa vez, é que o movimento de cisão parte exatamente de quem tem o dever e a obrigação manter a integridade e a unidade da maçonaria baiana e brasileira.
— Os algozes do GOB Bahia por não conseguir expulsar apenas alguns pretendem excluir a todos. A absurda intenção é fruto do desespero e da agonia em face das retiradas decisões do Poder judiciário que tem corrigido várias ilegalidades cometidas contra a nossa instituição e certamente não será diferente nesse caso.
— Tenho dito, e repetido em todas as oportunidades, que não existe pra mim maçonaria fora do GOB. A nossa luta é exatamente pela grandeza da nossa instituição que não pertence a ninguém individualmente porque pertence a todos nós.
— Por isso quero lhes tranquilizar que não haverá desfederalização do GOB Bahia. Pois essa não é à vontade nem dos maçons, nem das lojas da Bahia. Mas certamente pura ambição de quem não tem o carisma de líder. Que não se conforma com a derrota do seu candidato pelos votos dos maçons. Na eleição do dia 11 de março de 2023.
— Vivemos em um país democrático cujo império da lei alcança a todos. Inclusive os que se acham poderosos. Cuja audácia no agir contraria direitos fundamentais. Só teme a lei quem está à margem dela temor pelo exame dos seus atos pelo poder judiciário é típico de quem viola o direito das pessoas. É característico de quem receia os seus mal-feitos sejam anulados. A justiça e a lei sempre será o refúgio de quem é vítima de abusos e violações. E sempre deverá ser assim.
— Quem tem medo da justiça normalmente é porque é freado por ela. É porque vê no poder judiciário o obstáculo para as suas intenções ilegais com as armas que temos para que a vontade da maioria dos maçons da Bahia prevaleça.
— Para que a unidade da Federação seja respeitada, as armas que temos para aquelas que não têm receio das decisões da justiça brasileira. Essa tentativa de excluir o GOB Bahia não vai prevalecer e servirá para nos unir ainda mais. Para fortalecer ainda mais a nossa luta em defesa dos princípios maçônicos e pelo fim das perseguições.
— Conclamo a todos os maçons baianos do GOB pra que nos unamos com firmeza contra qualquer intenção de exclusão injusta e ilegal não permitiremos que macule a biografia gloriosa do GOB Bahia.
— A nossa luta marcará em definitivo a história dos que lutam pela instituição para além dos projetos individuais de manutenção do poder.
Confira vídeo
Leia +
Crise entre GOB e representação da Bahia resulta em desligamento de entidade maçônica estadual
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




