BRICS rejeita hegemonia e neocolonialismo no mundo, destaca Putin durante Cúpula

Nesta quarta-feira (23/08/2023), o presidente russo Vladimir Putin fez um discurso por videoconferência durante o segundo dia da 15ª Cúpula do BRICS, realizada em Joanesburgo. Os líderes dos países membros – Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China – estão reunidos para discutir uma série de temas, desde geopolítica até desenvolvimento de infraestrutura e a possível expansão do bloco. No centro de seu discurso, Putin enfatizou a rejeição do BRICS à hegemonia e ao neocolonialismo.

O líder russo declarou: “Somos contra qualquer tipo de hegemonia, o excepcionalismo propagandeado por alguns países e a nova política baseada nesse postulado – a política de continuação do colonialismo, o neocolonialismo”. Putin destacou o compromisso do BRICS com a formação de uma ordem mundial multipolar, sustentada no direito internacional e respeitando os princípios da Carta das Nações Unidas. Ele afirmou que os países membros estão unidos na busca de uma ordem mundial justa e plural, que reconheça o direito soberano de cada nação ao seu próprio desenvolvimento.

No contexto da Ucrânia, Putin reiterou que as ações russas na região têm o objetivo de pôr fim à guerra que afeta a população civil, responsabilizando o regime de Kiev e o apoio ocidental pelo conflito. Ele ressaltou: “A Rússia decidiu apoiar as pessoas que estão lutando por sua cultura, por suas tradições, por seu idioma e por seu futuro. Nossas ações na Ucrânia são ditadas por apenas uma coisa – pôr fim à guerra que foi desencadeada na Ucrânia pelo Ocidente e seus satélites contra as pessoas que vivem em Donbass”.

Putin também criticou a postura de países ocidentais que, segundo ele, buscam manter sua hegemonia, destacando que essa busca foi um fator contribuinte para a crise na Ucrânia. O líder russo reafirmou a disposição da Rússia em colaborar com os países do BRICS em diferentes plataformas internacionais, como a ONU, e anunciou que a cúpula do bloco em 2024 será sediada na cidade de Kazan, na Rússia.

A Cúpula do BRICS, que tem como objetivo promover a cooperação entre os países membros em diversas áreas, incluindo economia, política e desenvolvimento, é um espaço importante para a discussão de temas globais e o fortalecimento das relações entre as nações do grupo. A ênfase de Putin na rejeição à hegemonia e ao neocolonialismo reflete os esforços do BRICS em promover um equilíbrio de poder no cenário internacional, com base em princípios de igualdade e respeito mútuo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading