O jornalista e cientista social Carlos Augusto Oliveira da Silva, diretor e editor do Jornal Grande Bahia (JGB), será instalado e empossado nesta sexta-feira (18/08/2023) como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York. A instalação é restrita à mestres instalados e ocorre às 16 horas no Complexo Maçônico de Feira de Santana, enquanto a posse e coquetel de confraternização estão marcados para acontecer a partir das 20 horas, no Auditório 1 do Restaurante Los Pampas. Para a posse pública foram confirmadas as presenças de cunhadas, parentes, membros das demais potências e lojas maçônicas, além de representantes políticos da sociedade.
Ato designa Comissão Instaladora
Através do ato nº 1008/2023 publicado na quarta-feira (16/08/2023) por Alexandre da Silva Monteiro, sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB), foi designada a Comissão Instaladora formada pelos mestres instalados Alfredo Marcus Moreira de Oliveira, presidente; Reginaldo Bernardo de Souza e Jurandir de Araújo Mato Grosso.
Transferência de poder e composição da entidade
Carlos Augusto sucede o venerável mestre Adilson de Oliveira Alves, que passa a assumir a função de Past Master Imediato da A∴ R∴ L∴ S∴ Cavaleiros de York. O novo mandato é de 2023 a 2025, a eleição ocorreu em 30 de maio de 2023 e foram designados pelo dirigente da Loja para função de 1º vigilante o mestre instalado Reginaldo Bernardo, secretário de Orientação Ritualística da CMB, e como 2º vigilante, Murillo Oliveira de Santana, que é, também, venerável mestre da Loja luz do Sertão.
Assumem funções diretivas na Cavaleiros de York os membros Alfredo Marcus Moreira de Oliveira, Secretário de Comunicação da CMB; Hilton Moreira de Castro, Jurandir de Araújo Mato Grosso, Paulo de Tarso Nunes e Castro, Josivaldo Jildeon Santana Silva e Marcelo Queiroz.
A entidade maçônica
Fundada em 13 de dezembro de 2014, a Cavaleiros de York é uma instituição maçônica com sede em Feira de Santana e com quase uma década de existência. Ela objetiva promover a fraternidade e contribuir para o desenvolvimento moral, intelectual e espiritual dos membros e da humanidade.
A A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros de York é reconhecida pelas ações filantrópicas e projetos sociais que desenvolve e, ou apoia, a exemplo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Projeto Social Anjos Bons, que têm envolvimento direto membros da fraternidade e cujo objetivo é impactar positivamente a comunidade local, ao promover ações de bem-estar e a saúde dos habitantes.
A entidade busca o aperfeiçoamento e disseminação dos princípios maçônicos da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, conjugados com conceitos filosóficos de uma vida moral e espiritual plena, pautada na ética, no respeito e na valorização do ser humano.
Os membros são provenientes de diversas áreas profissionais e têm em comum o desejo de contribuir para um mundo mais justo e solidário, inspirados pelos valores e símbolos maçônicos.
A Cavaleiros de York é afiliada ao Grande Oriente da Corporação Maçônica da Bahia (CMB) e atua em conformidade com os rituais e preceitos da Maçonaria, seguindo os ensinamentos e tradições da Ordem.
Com a posse da nova diretoria, liderada pelo Irmão Carlos Augusto como Venerável Mestre (VM), a entidade renova o compromisso com a promoção do bem e da fraternidade, visando continuar sendo uma referência positiva no contexto maçônico e na sociedade em geral.

Leia +
Quem é o jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




