Kijemes dormitórios potencializam etnoturismo de Reserva da etnia Pataxó em Porto Seguro

Governo do Estado tem realizado diversas ações para a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das diversas etnias indígenas da Bahia.
Governo do Estado tem realizado diversas ações para a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das diversas etnias indígenas da Bahia.

Nesta segunda-feira (31/07/2023), a Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, celebrou mais uma conquista para o etnoturismo indígena com a inauguração dos kijêmes dormitórios. A iniciativa faz parte do projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), visando fortalecer as políticas públicas voltadas aos povos originários. A cerimônia aconteceu durante o 25º Aragwaksã Pataxó, evento tradicional que celebra a cultura e história do povo Pataxó.

Os kijêmes dormitórios representam um passo importante para o desenvolvimento sustentável do etnoturismo na Reserva Pataxó da Jaqueira. Com a inauguração dos espaços de hospedagem, turistas e visitantes terão a oportunidade de vivenciar de forma mais próxima e imersiva a cultura e tradições do povo Pataxó. A iniciativa também incluiu a entrega de um Portal receptivo de visitantes, proporcionando uma experiência acolhedora desde a chegada à comunidade.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a relevância do projeto para apresentar ao mundo a riqueza cultural dos Pataxós. Porto Seguro, cidade que representa os povos indígenas, ganha destaque como um destino turístico diferenciado, convidando visitantes a conhecerem de perto a história e a realidade local dos indígenas.

O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, enfatizou a importância dos kijêmes para o fomento do etnoturismo na região. Além de proporcionar a vivência da cultura indígena, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história de resistência e a tradição do povo Pataxó.

A liderança feminina e fundadora da Reserva, Nitynawã (Maria das Neves), agradeceu a todos que contribuíram para a luta do povo indígena. O fortalecimento da comunidade, a preservação da mata e a sustentabilidade são fundamentais para as gerações futuras.

O investimento total de R$ 939 mil na Reserva Pataxó da Jaqueira abrangeu não apenas os kijêmes dormitórios, mas também um Portal receptivo e um Centro de Artesanato. A comercialização de produtos como colares, brincos e peças de cerâmica fortalece a economia local e valoriza o artesanato tradicional dos Pataxós. Além disso, foram destinados recursos para o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), realizado pelo Instituto Terra Mãe, visando o desenvolvimento da agricultura familiar nas comunidades indígenas.

O projeto do Governo do Estado da Bahia, através da CAR, tem demonstrado o compromisso com a preservação da cultura indígena e a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, colocando o etnoturismo como uma forma de valorizar a identidade dos povos originários e proporcionar experiências turísticas enriquecedoras para os visitantes.

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 137200 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário