Milhares de pessoas são beneficiadas com a Caravana de Direitos Humanos em Feira de Santana, diz secretário estadual Felipe Freitas 

“Meu documento está tão maltratado, que quando eu ouvi no rádio falando sobre esse mutirão, corri para atualizar logo a minha carteira de identidade. Coisa boa demais”, assim contou, alegre e satisfeita, dona Eliete Oliveira. Com a ficha em mãos para solicitar a emissão do RG, a idosa compareceu à Caravana de Direitos Humanos, instalada no Instituto de Educação Integral Gastão Guimarães, em Feira de Santana, para garantir o acesso à cidadania. Direcionada às pessoas em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa do Governo da Bahia chegou ao Território Portal do Sertão, ofertando diversos serviços no campo da justiça, cidadania, mediação de conflitos, prevenção à violência, saúde, educação e cultura em direitos humanos.

Com atendimentos prestados à população da primeira infância à pessoa idosa, contemplando também os segmentos LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, cerca de 20 mil de pessoas foram atendidas e beneficiadas com algum tipo de serviço, ação e/ou atendimento. O secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, conferiu de perto a atuação das equipes multidisciplinares e como a interiorização das Caravanas tem produzido efeito, acesso à justiça e promoção dos direitos humanos.

“Começar o novo formato das Caravanas por Feira de Santana é, certamente, começar da melhor forma possível. Há um represamento de demanda de cidadania em nosso país, e isso se agravou nos últimos quatro anos. Então, trazer para esta cidade, que tem portal para todo o estado, é ampliar e oferecer esse serviço para um conjunto da população que teve seus direitos negados ou violados em alguma medida. Muito feliz em ver todo o esforço conjunto empregado pelos nossos parceiros de estado, município, sistema de justiça e sociedade civil em benefício da população feirense”, declarou o titular da SJDH.

A Caravana de Direitos Humanos integra a política de acesso à Justiça e Direitos Humanos e está vinculada ao diagnóstico prévio do local em que ela chega. Feira de Santana é o destino escolhido por ser a segunda maior cidade do estado da Bahia, fazendo parte do Território de Identidade Portal do Sertão, que engloba 17 municípios. De acordo com dados do disque 100, de janeiro a junho de 2023, em Feira, foram registradas 923 denúncias e 6.231 violações a grupos vulnerabilizados.

Ao visitar cada sala de atendimento, o secretário endossou a importância de, além dos serviços ofertados, como a informação, o atendimento e as capacitações têm sido fundamentais para que a informação chegue a quem precisa e seja compartilhada.

“Às vezes, prestar informação à pessoa de como acionar os serviços, além de ter o próprio serviço em si, é o que faz toda a diferença. Aqui, contamos com a atuação e parceria de cerca de dez Secretarias de estado, todas articuladas por nós da SJDH, para prestar serviços à população e garantir o acesso à informação”, ressaltou Freitas.

“A Caravana é uma das formas do Governo do Estado chegar na população e de identificar e quantificar essa demanda, para ver quais estratégias necessitam ser adotadas. Isso só é possível ser feito com a articulação ampla do Estado, dos Conselhos de Direito, municípios e sociedade civil. A gente quer muito que a população atendida aqui replique as vias de acesso desses serviços para outras pessoas mais”, afirmou Trícia Calmon, superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos.

A próxima cidade a receber a Caravana é Serrinha, atendendo o território de identidade Sisal.

Serviços prestados

Foram ofertados emissão de RG e Certidão de Nascimento; serviços de saúde; atendimento do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência; orientação ao consumidor através do Procon-BA; atendimento com Embasa e Coelba; atendimento jurídico com a Defensoria Pública; teste de DNA e investigação de Paternidade; além de oficinas e capacitações com foco na temática Direitos Humanos (letramento LGBT, Tráfico de Pessoas, Racismo e intolerância religiosa, Violência nas Escolas, Exploração sexual infantojuvenil, Etarismo e envelhecimento, entre outros).

Parceiros estratégicos da Caravana

Participam desta edição, as Secretarias Estaduais de Educação (SEC), Administração (SAEB), de Saúde (SESAB), do Trabalho, Renda e Esporte (SETRE), do Planejamento (SEPLAN); Coordenação de Juventude/Relações Institucionais (SERIN); de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello e da Superintendência de Prevenção à Violência – SPREV; de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES); além da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE); o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE); Ministério Público do Trabalho (MPT); a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Fundação Pedro Calmon; Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (ARPEN); Serviços de Neoenergia – Coelba; Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa; Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Estadual de Feira de Santana – UATI/UEFS.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading